Meninas TDB 30032019 20190322_215816

 


Em 2017, quando a Turma do Bem completou 15 anos, foi escolhido um grupo de “debutantes” para dar início a um novo programa de empoderamento feminino. Ele surgiu porque observamos que a realidade das meninas beneficiárias era bem mais complexa do que a dos meninos. Muitas crescem aprendendo que os homens são superiores. Ganham menos que eles, mesmo em funções idênticas. São responsáveis pelo trabalho doméstico e pela criação dos filhos. E ainda sofrem as consequências violentas do machismo: são assediadas, violentadas, são mais vulneráveis a DSTs, engravidam precocemente.

Meninas 15 se baseia na relação de amizade entre meninas de realidades diferentes. De um lado, estão as jovens universitárias. Do outro, nossas beneficiárias que são atendidas pelos Dentistas do Bem. Do encontro entre os dois grupos, surge uma rede de amizade, troca de conhecimento, resgate da dignidade e crescimento. A partir da ajuda coletiva, cada menina ganha força individualmente, e passa a ajudar outras meninas, quebrando um ciclo de desigualdade que diz respeito a toda a sociedade.

Além do vínculo afetivo e apoio emocional e intelectual, por meio de conversas do Whatsapp ou de encontros mensais, o Programa proporciona às beneficiárias uma série de ferramentas que as tornam conscientes de sua trajetória e de seus objetivos pessoais e profissionais. Mulheres que já conquistaram conhecimento e vitórias passam a ajudar outras que ainda não estão nesse estágio – e que no futuro serão as “madrinhas” de outras meninas, multiplicando e perpetuando os objetivos do projeto.