17
abr
2012

Pacto dos Prefeitos

Embora estejamos muito felizes com os excelentes resultados alcançados nesses 10 anos de TdB, temos que admitir que ainda fizemos muito pouco. Transformamos a vida de 23 mil jovens? Sim! Mas só isso não resolve o problema. Todos os dias, milhões de brasileiros sobrevivem com dores de dente (e tudo o que está relacionado a isso).

Um problema desse porte exige muito mais do que a dedicação e o esforço do trabalho de voluntários – por mais que esses já façam uma gigantesca diferença. Para mudar, é imprescindível que o poder público acorde para a triste realidade da saúde bucal brasileira.

E essa mudança tem que começar por nós, que sentimos na pele os dramas deste país de desdentados. É nossa missão transformar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal, promovendo soluções de acesso a tratamentos odontológicos. Nós precisamos influenciar e mudar políticas públicas para agir em larga escala.

2012 é ano de eleições municipais. Pensando nisso, estamos propondo uma grande mobilização para esse ano. Essa é a hora perfeita para agirmos.

Queremos abordar diretamente os candidatos a prefeito de todo o Brasil, propondo um pacto em favor da saúde bucal. A ideia é apresentar um termo de compromisso a estes candidatos de modo a comprometê-los moralmente a dar uma atenção pormenorizada à saúde bucal, particularmente ao tratamento curativo, e a sancionar e implementar projetos de lei que facilitem o acesso da população à Odontologia.

Para tal, precisamos tratar a todos com máxima imparcialidade: mesmo que, num determinado município, um candidato já se coloque como amplo favorito, a TdB deve apresentar o documento a todos os interessados. Assim, independente de quem ganhe, teremos um compromisso assinado.

Seu trabalho é entrar em contato com os candidatos e seus assessores e garantir a assinatura do termo. Como este documento não tem um caráter jurídico, é necessário que a sua assinatura seja fotografada, de forma a reforçar o compromisso. É bom garantir a presença da imprensa local para cobertura do evento, o que aumentará a sua repercussão.

 

Para baixar o termo de compromisso, clique aqui.

 

 

TdB e as políticas públicas

Há alguns anos a TdB vem tentando impactar políticas públicas, ampliando o acesso da população à saúde bucal. Alguns municípios, inclusive, já estão mobilizados, com discussões avançadas sobre a inclusão do kit de higiene bucal (pasta, escova e fio) em farmácias básicas/postos de saúde e nas cestas básicas, e concessão de incentivo fiscal a dentistas que realizam tratamento de caráter social à população de baixa renda.

Para aumentar o alcance dessas ações, a partir de março o trabalho na área de políticas públicas passou a ser centralizado numa só pessoa da TdB, Vinicius Cione. Esta iniciativa visa ampliar o nosso foco de atuação para além do trabalho curativo desenvolvido pelos Dentistas do Bem.

Você, que se interessou em promover o Pacto dos Prefeitos na sua cidade, entre em contato com ele pelo telefone (11) 5084-7276 ou pelo email vinicius@turmadobem.org.br. Ele dará toda assessoria para que você faça a mobilização em seu município.





Comentários (0)


Deixe seu comentário