Conheça a nossa história

Sobre a Turma do Bem

A Turma do Bem gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com mais de 18 mil dentistas atuando em 12 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência de gênero que tiveram a dentição afetada. Em 20 anos, impactou mais de 82 mil jovens e 1100 mulheres.

A Organização tem um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado e caracterizado pela fácil replicabilidade. O fundador e presidente voluntário da TdB, Dr. Fábio Bibancos, é reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social pela Schwab Foundation (www.schwabfoundation.org) e pela Ashoka (www.ashoka.org) por seu trabalho à frente da organização. Além disso, em 2011 a organização foi laureada com o prêmio Saúde Oral, na categoria Solidariedade Social, devido ao trabalho desenvolvido em Portugal, e em 2015 foi selecionada entre 1.400 organizações sociais de todo o mundo para integrar o primeiro portfólio da Epic Foundation de instituições que investem em alto impacto social. Em 2018, ganhou o prêmio pela Fundación Mapfre de melhor ação social na Espanha.

A Turma do Bem - Turma do Bem

Nossa missão

Nossa missão é mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade.

Nossos valores

Fazer pelo outro o que faríamos pelo nosso filho;
Realizar com estética e alegria;
Eficácia e transparência na gestão.

A Turma do Bem - Turma do Bem

Como nasceu a Turma do Bem

Em 1995, o Dr. Fábio Bibancos escreveu seu primeiro livro, Um Sorriso Feliz para seu Filho, com foco na prevenção de problemas odontológicos. Durante o lançamento, foi convidado para fazer palestras em colégios particulares e, depois, em escolas da rede pública, onde as mães mostravam a grave situação bucal dos filhos. Nesses locais, a prevenção odontológica já não adiantava mais.

Foi então que resolveu unir 15 colegas e, juntos, passaram a atender gratuitamente alguns casos em seus consultórios. Assim surgiu a ideia inovadora que hoje se tornou a maior rede de voluntariado especializado do mundo: o Dentista do Bem.

Em 2002, com o aumento significativo de dentistas, a TdB foi oficializada e recebeu a certificação do Ministério da Justiça como OSCIP.

Nossas propostas

Para a sociedade

Para a sociedade

​​Promover soluções de acesso a tratamentos odontológicos.

Para a classe odontológica

Para a classe odontológica

Para a classe odontológica: Valorizar e mobilizar os profissionais para uma nova conduta socioambiental.

Para o setor empresarial

Para o setor empresarial

Para o setor empresarial: Discutir práticas éticas no setor odontológico. Incentivar produtos e serviços de baixo custo que promovam acesso. Inspirar condutas responsáveis em outros setores.

Para o governo

Para o governo

Influenciar e mudar políticas públicas.

A Turma do Bem - Turma do Bem

Nosso fundador

O Dr. Fábio Bibancos é cirurgião-dentista graduado pela UNESP (Universidade Estadual Paulista), especialista em Odontopediatria e Ortodontia e Mestre em Saúde Coletiva, e é presidente-voluntário da OSCIP Turma do Bem.

Também é autor dos livros Um Sorriso Feliz para Seu Filho, A Guerra dos Mutans, Boca!, Sorrisos do Brasil, Sorrisos Insanos e O Pequeno Palácio do Sorriso.

Foi eleito Empreendedor Social 2006 pela Schwab Foundation (ligada ao Fórum Econômico Mundial de Davos) e é um Fellow Ashoka (uma rede de empreendedores sociais presente em 65 países) desde 2007. O Dr Fábio também foi recebido pelo Papa Francisco no Vaticano e também pela da Rainha da Espanha em Madri, que entregou pessoalmente o prêmio da Fundação Mapfre, de Melhor Iniciativa em Ação Social pelo trabalho desenvolvido mundialmente.

E inscreva-se no Canal Fábio Bibancos do YouTube para assistir entrevistas, tirar dúvidas e conhecer histórias emocionantes!

Nossos conselhos

Conselho de Administração

Presidente
Dr. FÁBIO BIBANCOS

Vice-Presidente
FABIO ERNESTO VAMPRÉ HUMBERG

Conselheiros
ALFIERI VIRGILIO CASALECCHI
DRA. ANA CAROLINA MASSARO
CELSO ROCHA GRECCO
DR. ERIC JACOMINO FRANCO
FELIPE CIRENO TEOBALDO
DRA. FERNANDA CAMPOS DE ALMEIDA CARRER
FLÁVIA MARIA PANETTA RICCA HUMBERG
DR. ITAMAR FRANCISCO TEIXEIRA
MICHELINE ALVES BATISTA
ROSANA JUNQUEIRA MORALES

CONSELHO FISCAL

DRA. CAROLINA MARIA MAZZOTTI WILCHEZ
MANOEL HENRIQUE SANTOS DE ARAÚJO
DR. MARCIO FERNANDO ELIAS ROSA

Diretores

  • AMANDA MONTEIRO
  • FERNANDO AUGUSTO DOS SANTOS

Nossos Mantenedores

Nossos Apoiadores

Nossos Prêmios