Em 2012, a TdB começou a desenvolver no Brasil, em parceria com a Amil Dental, o projeto Apolônias do Bem, que proporciona tratamento odontológico gratuito a mulheres que vivenciaram situações de violência doméstica.

Personagem histórica, Apolônia viveu em Alexandria e morreu em 249, após ser presa, espancada e ter seus dentes quebrados e arrancados. Com o projeto, a TdB leva assistência odontológica para as apolônias de hoje, que também estampam a marca da violência em seus rostos.

Inseridas num contexto de risco, essas mulheres contam com uma rede de auxílio muito interessante no Brasil. Entretanto, não há nenhuma assistência odontológica.

A situação piora ao lembrarmos que a violência doméstica acaba, muitas vezes, afetando a dentição. Como superar um trauma como esse estampando suas marcas no rosto? Para denunciar essa realidade, o projeto Apolônias do Bem ofereceu tratamento odontológico completo a 400 mulheres em seus dois primeiros anos, e vai continuar atendendo 200 mulheres por ano.

As beneficiárias são selecionadas em triagens realizadas pela equipe da TdB em casas de apoio a mulheres que vivenciaram situações de violência doméstica.

O tratamento odontológico é realizado por dentistas credenciados da rede Amil Dental, que paga todo o seu custo. Assim, diferentemente do projeto Dentista do Bem, o Apolônias do Bem não conta com o trabalho de voluntários.

patrocinador

apoio institucional