A conscientização ambiental está diretamente relacionada com a responsabilidade social. Com o Dentista Verde, a TdB mobiliza os voluntários que já fazem parte do Projeto Dentista do Bem, e toda a classe odontológica, para as questões do meio ambiente. Por isso, a TdB, sob a consultoria voluntária do ambientalista Fábio Feldmann, desenvolveu o Manual do Dentista Verde.

O nosso desafio com esta publicação é incentivar o olhar crítico, capaz de questionar velhos hábitos, descobrir formas mais inteligentes de nos relacionarmos com o ambiente que nos cerca e, claro, diminuir o impacto ambiental da actividade.

Outro objectivo do projecto é incentivar o profissional dentista a tirar  o maior proveito do seu papel de formador de opinião para influenciar o paciente e, inclusive, estimular as boas práticas no seu próprio consultório, com a colocação dos resíduos em recipientes colectores  próprios para o efeito, onde deverão ser depositados embalagens vazias de pasta e escovas de dentes usadas.

O resultado da primeira recolha foi destinado à confecção de uma escultura pelo artista plástico voluntário Vik Muniz que estimulou a reflexão da sociedade sobre o lixo produzido.

Download do Manual download do manual