por Marília Martins
(coordenadora voluntária de Guarulhos/SP)

 

Vou começar com uma pergunta para intrigar: você sabe qual o significado de AMIZADE?!

Segundo o dicionário essa palavra composta por 7 letras têm 4 significados:

amizade s.f. 1) Afeto de amigo. 2) Apreço; estima. 3) Dedicação. 4) Camaradagem; coleguismo.”

Tudo vago demais!!!

Quem me conhece um pouco melhor sabe que, lá no fundo, sou um tanto conservadora. E isso refletiu também nas minhas amizades. Fui uma criança de dois amigos e na juventude essa maneira também prevaleceu… poucos amigos; vários colegas. Gabava-me por contar os amigos de verdade nos dedos de uma mão.

O tempo passou depressa; e ainda sob esse olhar conservador, torcia o nariz para “amizades verdadeiras” que nasciam por redes sociais ou em salas de bate-papo. Amizade á distancia?! Algo inexistente no meu imaginário. Amigo tinha que estar ao meu lado para me abraçar quando fosse preciso ou para dar uma palavra confortante quando necessário, mas frente-a-frente. Como a pessoa pode ser minha amiga se só a vejo duas ou três vezes ao ano? E amizade entre homem e mulher?! Nunca… existem outros interesses por um dos lados. Sim, por incrível que pareça essa era a forma como eu enxergava uma amizade. Mas ainda bem que somos seres humanos e estamos aqui para evoluir.

Quando entrei para a Turma do Bem, em 2008, por intermédio de um AMIGO, estava buscando um pouco dessa tal evolução. Queria me doar mais, ajudar o próximo e agradecer ao Universo tudo o que tinha recebido até aquele momento. Mal sabia que a Turma do Bem me daria muito mais do que buscava.

Não, não vou me rasgar em elogios para a Turma do Bem, para o fundador ou para quem lá trabalha, pois, isso já está muito batido, muita gente já o faz! Mas, vou me rasgar e agradecer aos AMIGOS que fiz lá dentro. Sim, existe uma rede de AMIZADE entre alguns coordenadores. Hoje acredito que uma AMIZADE VERDADEIRA pode ter como pontapé inicial um convite (ou um xingamento) pelo Facebook. Um amigo, mesmo morando há quase 1.500km de distância, pode ter a palavra certa e te estender a mão quando você mais precisa. Amigo que é amigo reconhece e confia no seu potencial; e mesmo depois de te ver “alterado/a” na balada, chama para trabalhar junto e te “entrega” um dos maiores bens que nós dentistas temos: nossos pacientes. Você pode vê-lo uma, duas ou no máximo três vezes ao ano, mas a entrega, os olhares e os abraços te dão a certeza de que vocês se encontraram na semana passada. Amigo que te dá puxão de orelha e conselhos… e no final das contas você reconhece que estava errado e ainda agradece. Aqui fiz um amigo que foi pai quando o meu pai de verdade se fragilizou. A partir daí tive a certeza de que AMIGOS são pessoas que ESCOLHEMOS para fazer parte da nossa família. E dentre os que tenho na TdB, minha família é completa com pai, mãe, irmãsssss e até o caçula fedelho. Amigo de verdade não só abre a casa como escancara o coração. E sabe o porquê de tudo isso?! ENERGIA!!! Energia boa, verdadeira… que traz para o nosso lado exatamente aquilo que emanamos, que precisamos.

Não vou cometer a indelicadeza de citar nomes, mesmo porquê tenho a plena certeza de que meus amigos vão se reconhecer em algum trecho ou em uma simples palavra. A vocês, meu sincero obrigado! A única coisa que posso oferecer para tentar agradecer é a minha AMIZADE leal e verdadeira. AMO vocês!

Vixe, estou chorando demais! Por hoje é só… até o mês que vem!!!!

P.S.: OBRIGADAAAAA!!!

A todos vocês que curtiram, comentaram, elogiaram e discutiram meus textos no ano passado. Graças a vocês e para vocês estou aqui de novo!

E para os que não gostavam, indico o site da Palmirinha, tem umas receitas ótimas com abobrinhas melhores que as minhas!!!