Da gratidão se extrai a felicidade

Antes mesmo de aprendermos a caminhar, nos ensinam a agradecer. Nem sabemos ao certo o significado daquela palavra, mas dizemos: OBRIGADA! Depois, compreendemos e automatizamos. Esse automatismo tira o verdadeiro sentido da gratidão, cujo hábito é sempre saudável cultivar.

As melhores lições que tive na vida foram regadas à cachaça nordestina e ao queijo de manteiga. Muito embora não bebesse, meu professor o fazia regularmente. Com ele aprendi a importância de saber agradecer. Ao longo dos seus 97 anos e com a lucidez de sempre, ele continua exercitando o ato da gratidão – mesmo sem consumir sua bebida predileta. Parou quando perdeu sua companheira que lhe servia o queijo de manteiga. Ela, um docinho de pessoa, sempre elegante, sempre sorrindo, praticava a cortesia e sabia como ninguém alinhavar os relacionamentos.

Sem servilismo algum, quero expressar toda minha gratidão à TdB. Desde que ingressei nessa turma, a minha vida mudou completamente. Ela me proporcionou sair do consultório, sair do Brasil, conhecer outras realidades, angariando conhecimentos e buscando formas de mudança.

Saindo das quatro paredes do consultório, ampliamos a nossa visão do mundo, damos o primeiro passo para as reformas que queremos imprimir nele. Sensibilizamos-nos com as histórias de vida dos beneficiários e o nosso desejo é transformar a vida de cada um deles e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, mais solidária, mais feliz.

Saindo do Brasil, distantes da nossa rotina, estreitamos laços. Esta foi sem dúvida uma viagem especial, uma experiência inesquecível… foram dias intensos de emoção e aprendizado. Fomos muito bem recepcionados e conduzidos, e o roteiro minuciosamente planejado, inclusive idêntico ao elaborado por Fernando Pessoa. Nosso bem estar e desenvolvimento cultural foram tratados com prioridade absoluta, e principalmente como um investimento. A cada evento uma surpresa, uma reflexão. Sem palavras para agradecer, pois é impossível não ser eternamente grata!

 

Jakeline Dantas
Coordenadora e DENTISTA DO BEM de Pelotas/RS