Dentistas do Bem Além Mar

A coluna deste mês não podia ter outro assunto que não fosse a viagem dos Dentistas do Bem a Portugal e a Itália.

Desde que fui anunciado entre os 20 melhores, coisa que jamais tinha pensado, venho aguardando ansiosamente esta viagem!!! Estar com estas pessoas incríveis em uma viagem é algo maravilhoso, independentemente do destino!!! Tantas pessoas interessantes, tantas histórias de vida e poder compartilhar com elas esta experiência torna tudo ainda mais emocionante!!!

Conhecer Lisboa e seus arredores foi incrível. Estar no local de onde saíram os portugueses que descobriram o Brasil e conhecer lugares lindos foi o máximo!!

Roma foi um sonho!!! Poder conhecer grandes monumentos da história como o Coliseu, Pantheon e sentir que Roma é pura História!!! Passear pelas ruelas da cidade a noite, rindo que nem loucos e terminar na noite contemplando a Fontana de Trevi com um Gelato na mão são experiências que jamais esqueceremos!!!

Mas a viagem não foi só farra, comilança e risadas. Foi também trabalho.

Pudemos conhecer a Fundação EDP, seus projetos futuros com a TdB e saber como anda o projeto em Portugal. Trocamos experiências com todos da viagem sobre o nosso trabalho como Dentistas do Bem. Partilhamos erros e acertos. Dividimos dúvidas, projetos e alinhamos o nosso trabalho para que possamos fazer crescer a Turma do Bem!!!

E além de tudo isso teve o Papa.

E a nossa audiência com o Papa Francisco teve ares de novela. O primeiro capítulo foi a carta convite, todos ficamos eufóricos em conhecer de perto um Papa, independente da religião que seguimos; a carta era para sermos recebidos pelo Papa Bento XVI, mas este renunciou.

Aí veio os momentos de tensão!!! Quem será o novo Papa? Será um Brasileiro? O convite da audiência está mantido? Tantas interrogações que deixavam todos loucos!!! Coitado do Hilário e todo pessoal da TdB! Se desdobraram em mil!!

Habemus Papam, e era um Argentino, um desconhecido para grande maioria, mas ele veio para quebrar protocolos, paradigmas, renovar a igreja e quase que instantaneamente todos ficaram fãs dele.

Momentos de tensão!!!! E a nossa audiência?? Será confirmada?? Será privada?? Ninguém sabia a resposta!!!

Como aquelas reviravoltas típicas das novelas, de vamos conseguir, de negativas e de negociações, o convite enfim chega e com ele a certeza de que os Dentistas do Bem sentariam a uns 10 metros do Papa Francisco, em um local reservado aos chefes de Estado. Muita emoção e chororô da equipe da TdB!!! Meses de negociação, mudanças, protocolos, pedidos e graças a Deus deu tudo certo.

Pois o Papa é Argentino, mas DEUS É BRASILEIRO!!!!

Estar na Praça São Pedro lotada de pessoas gritando pelo Papa e rezando foi um emoção incrível!! Não teve quem não se emocionasse com tamanho carisma e simpatia do Papa!!! Abraçou as pessoas, desceu do Papa móvel inúmeras vezes para falar com as pessoas, beijou um monte de crianças, distribuiu acenos, sorrisos e carinho a todos que estavam lá desde às 6 da manha, sob um sol escaldante, a Praça estava lotada, mais de 100 mil pessoas das mais diferentes religiões e regiões do Mundo estavam lá!!! Impossível descrever a cena e a emoção!!!

E como toda novela tem final feliz e termina com beijo!!! A nossa não poderia ser diferente!!!

Ouvir em Português que o grupo de voluntariado Turma do Bem estava presente na audiência e que seríamos abençoados pelo Papa foi uma emoção incrível. Todos choravam de alegria em ver que um trabalho voluntário de um grupo de Dentistas estava recebendo um reconhecimento desses… era algo nunca imaginado!!! Todos se abraçavam, gritavam e choravam de alegria!!!! E o momento mágico enfim aconteceu!!!

Ver a troca de olhares entre o Papa Francisco e o Bibancos, o carinho daquele simples gesto, deixou todos ainda mais emocionados. Ver o Fábio conversar e depois beijar a mão do Papa Francisco foi a glória para todos… e quando pensamos que tinha terminado, veio o Melhor Dentista do Mundo, o Dinho e conversou com o Papa e Beijou a sua Mão.

Todos foram ao delírio!!!

Aqueles olhares, aquela conversa e aqueles beijos foram para todos os que diretamente ou indiretamente fazem parte da Turma do Bem, todos receberam o carinho que o Fabio e o Dinho receberam!

Saímos de lá pessoas melhores e com um compromisso e dever imensos de crescer ainda mais a Turma do Bem e levá-la para onde ela seja necessária, onde tenham jovens precisando de Dentistas do Bem… mas também lutando muito para que a TdB seja coisa do passado!!! E que todos as pessoas que não possam pagar, tenham acesso a dentista gratuito de qualidade!!! Mas isto são cenas do Próximo Capitulo!!’

Estamos querendo muito?? Acho que não!!!

Já conquistamos o Papa, então o céu é o limite!!!!

 

Leonardo Assis Costa
Coordenador de Salvador/BA