por José Henrique Sironi
(coordenador voluntário de Laranjeiras do Sul/PR)

 

Uma coisa que acontece com todo mundo é chegar ao final do ano e falar: Nossa, como esse ano passou rápido! Parece que o tempo foi tão reduzido que não deu pra fazer nada ou praticamente nada.

Inevitavelmente remetemos nosso pensamento para o passado e temos a nítida impressão de que antes o tempo era mais que suficiente para tudo, até sobrava …

Não sei ao certo qual o motivo para toda esta velocidade, talvez seja o excesso de informação, ou a corrida desvairada por querer ter tudo, ou quem sabe uma busca incontrolável por querer preencher um vazio que temos.

Independente da causa, uma das coisas que eu aprendi em 2011 foi que:

 

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”

 

O texto acima não quer dizer que exista tempo para todas as coisas, mas que temos tempo para aquilo que colocamos como “propósito” em nossa vida.

Basicamente é uma questão de vontade + ação.

Depois da última capacitação da TdB, em outubro de 2011, vi o quanto a minha falta de ação estava prejudicando o andamento de um grande trabalho. Estava sendo infiel com a Instituição.

Quem sabe o meu descompromisso isolado não refletisse tanto no resultado do grande grupo, mas sabia que não era só eu, tinha muita gente que de uma forma ou outra tinha firmado um acordo e não estava cumprindo com ele. Somando tudo, quanto a gente estava atrasando o andar da carruagem?

Bom, existiam dois caminhos: Continuar fingindo que eu estava arregaçando as mangas e trabalhando para a TdB (e eles fingindo que acreditavam) ou tomava vergonha na cara e colocava a Turma como meta na minha vida.

Felizmente escolhi a segunda opção e saí da capacitação com pelo menos um propósito definido:

 

Quero estar entre os cinco melhores trabalhos no próximo ano !

Para alguns pode soar como uma prepotência, mas não quero que entendam dessa forma.

Meu desejo é que todos almejem estar entre os cinco, somente assim dedicaremos o “tempo” necessário para cumprir este “propósito” no decorrer de 2012.