Não Somos uma ilha!

Ser dentista é uma profissão difícil. Muitos pacientes, por desconhecimento ou devido ao atendimento de “alguns profissionais” não qualificados, associam a Odontologia com Dor, Sofrimento e Preços Altos. Graças a estes “profissionais”, que vivem isolados do mundo e no século passado, a Odontologia ainda é muito discriminada!

Não é raro ouvirmos que dentista é uma profissão solitária. Detesto esta frase!

Infelizmente muitos “colegas”, após se formarem, isolam-se em seus consultórios apertados e com revistas velhas. Eles não se atualizam, não frequentam congressos, cursos, jornadas e, principalmente, não se relacionam com os colegas para discutir casos, tirarem dúvidas, dividir responsabilidades e tratar o paciente de forma Integral, oferecendo o Melhor Tratamento Possível! E por causa disto, alguns fazem barbaridades com seus pacientes!

Estes “dentistas ilha” não acompanham a evolução da Odontologia e trabalham da mesma forma com que trabalhavam na graduação ou na pós-graduação. Vivem reclamando da Odontologia, dizendo que é uma profissão ruim, que o mercado está fraco, que os Planos Odontológicos pagam pouco, que os conselhos não servem para nada, que o governo só rouba, e mais um monte de coisas… Só vivem reclamando!

E o pior de tudo!!! Ainda criticam quando alguém os convida para fazer parte de um grupo de estudo, pesquisa ou de um projeto social, inventando mil desculpas: que não tem tempo, não tem dinheiro, dizem que já atendem um monte de gente de graça e mais um bocado de desculpas esfarrapadas!!!

Estes nunca vão crescer profissionalmente ou espiritualmente!!!!

Porém, existem colegas que pensam de forma completamente diferente. Não se isolam… não são uma ilha! Estes exercem a Odontologia com Paixão. Amam o que fazem!

Os apaixonados pela Odontologia frequentam cursos, congressos, grupos de estudo, grupos de pesquisa, estão sempre estudando, se qualificando, trocando informações com os colegas e com as empresas de produtos odontológicos. Fazem uma Odontologia de qualidade, lutando por melhorias da nossa profissão, da nossa cidade e do mundo! Cobram dos nossos governantes as mudanças necessárias para termos uma vida melhor!

Em grupo nós nos fortalecemos, lutamos por melhorias, aprendemos e crescemos. Todos saem ganhando, nós, nossos pacientes, nossas famílias, nossos colegas, todos que nos cercam.

O mundo sai ganhando! Juntos somos imbatíveis! Com paixão e amor podemos transformar sorrisos, vidas e o mundo!

Estes vídeos representam a Paixão pela Odontologia e a Importância da União para Mudarmos as Coisas!

 

 

Leonardo Assis Costa
Coordenador de Salvador/BA