Trabalho com Sinergia

Oi pessoal… Hoje queria falar do trabalho estilo “formiguinhas”, que parece tão pequeno…. mas que no final , certamente faz a diferença.

As formigas trabalham com Sinergia. Sinergia ou sinergismo deriva do grego synergía, cooperação sýn, juntamente com érgon, trabalho. É definida como o efeito ativo e retroativo do trabalho ou esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa ou função complexa.

Então, quando temos a associação dos vários voluntários da Turma do Bem, por exemplo, que contribuem para uma ação coordenada, ou seja, o somatório de esforços em prol do mesmo fim, tem-se sinergia.

O que quero colocar hoje aqui, é a importância deste trabalho COORDENADO e SINÉRGICO, cujo efeito resultante da ação de vários agentes (voluntários e coordenadores), que atuam de forma coordenada para um objetivo comum, pode ter um valor superior ao valor do conjunto desses agentes, se atuassem individualmente sem esse objetivo comum previamente estabelecido. O mesmo que dizer que “o todo supera a soma das partes”.

Os coordenadores do Dentista do Bem do ES trabalharam no XIII COES com este SINERGISMO e nossa atuação, embora pequena… como um trabalho de “formiguinhas” que não se compara aos números do CIOSP e nem como a atuação da TdB no recente Congresso Internacional da IADR, em Foz do Iguaçu!!! Quem nos dera…

Mas estas “Formiguinhas do ES”estão dispostas a “desenterrar caveiras”se preciso for! E com persistência e determinação, no seu ritmo próprio, cooperar para a ampliação das fronteiras do Projeto Dentista do Bem…. ainda que em terras capixabas(rsrsrs).

Hoje falei em nome de todos os coordenadores do ES. Recebam a saudações capixabas!!!!

 

Vanessa Leal Tavares Barbosa
Coordenadora e DENTISTA DO BEM de Vitória/ES