Um olhar diferente… do alto do mirante do Jaburu

A experiência da triagem no CAJUN (Projeto Caminhando Juntos) do Jaburu, em Vitória (ES), me fez pensar e olhar diferente.

A caminho do Cajun, completamente perdida, fui parando e perguntando até que uma senhora da comunidade se ofereceu para me guiar, acompanhada de suas duas filhas. Entraram no meu carro e foram mostrando o caminho. Subi uma ladeira enorme, apavorada… rsrsrs Estacionei e continuei o percurso a pé, subindo algumas escadas. O Cajun do Jaburu fica num lugar tão alto que por lá tem um mirante. Incrível!!! A senhora me conduziu, sempre apresentando as pessoas que passavam, dizendo ”Ela é dentista e veio atender os jovens do Cajun” – como se eu fosse uma grande personalidade…

A triagem dos jovens transcorreu normalmente; as coordenadoras foram muito solícitas, valorizando o trabalho voluntário do Dentista do Bem.

Mas foi no caminho de retorno que me dei conta de onde estava observando a minha cidade do alto do mirante do JABURU. Lá em baixo, modernos e luxuosos prédios comerciais e residenciais, hospitais, escolas particulares, centro de convenções, lojas de departamento, enfim, uma “vizinhança” muito privilegiada logo abaixo do morro… Duas realidades tão distintas e tão próximas!

Quantas vezes eu mesma passei na Avenida Leitão da Silva, abaixo do morro, e desviava o olhar daquele morro logo acima… Como num olhar furtivo, para não enxergar aquela realidade triste e próxima. Realidade que incomoda, amedronta, revolta e choca! E sempre achamos que não podemos fazer nada, que aquela situação não nos pertence. Engano.

Fechar os olhos é como colocar a sujeira debaixo do tapete e ir levando a vida, no corre-corre, sem olhar de frente para o problema; nos acovardamos, porque assim é mais fácil. Até que, um dia, mudamos o olhar. Se cada dentista ajudar UM JOVEM estaremos devolvendo sorrisos a jovens carentes, possibilitando qualidade de vida mais saudável ajudando na inclusão social, e facilitando a sua entrada do mercado de trabalho. Paraque isto aconteça ,o projeto DENTISTA DO BEM, trabalha perseguindo este ideal.

Vamos mudar o nosso olhar? Vamos ampliar o nosso campo de visão? E perceber que, apesar de parecer pouco o que cada um pode fazer, caminhando juntos podemos muito mais?

Vamos enxergar sem medo a realidade das nossas cidades. Ampliar o campo visual para devolver sorrisos…

Vanessa Leal Tavares Barbosa
Coordenadora e DENTISTA DO BEM de Vitória/ES