Vou contar umas verdades sobre esta morena

 

Não sou político nem tenho pretensão de ser, mas existem verdades que não podem ser escondidas. Moro em Campo Grande há quase 17 anos e me orgulho de ser, quase, um Campo-grandense… Nesta Cidade Morena, é assim que a chamamos, nasceu meu pequeno príncipe, preciso dizer mais alguma coisa??? Não sei se preciso, mas vou dizer.

É difícil fazer política pública aqui, quase impossível. Tentamos algumas vezes emplacar nossos kits de higiene bucal na rede pública, mais nada ainda. E, pasmem vocês, não é por desinteresse dos políticos. Vocês querem saber por quê? Porque a Saúde Pública Odontológica aqui vai muito bem, obrigado. É isso mesmo, Campo Grande já ganhou o prêmio do Programa do Governo Federal “Brasil Sorridente”. É referência internacional nesta área.

Ano passado, nossa Capital foi escolhida, por indicação do Ministério da Saúde, a receber uma equipe de Moçambique para conhecer o Sistema Odontológico implantado na Rede Pública Municipal. Em anos anteriores a Capital recebeu visitas de profissionais da República Dominicana, Bolívia, El Salvador, Peru, entre outros.

Alguns postos de saúde possuem tratamento nas especialidades de Endodontia, Periodontia, Cirurgia, Odontopediatria, Dentística, Radiologia, atendimento a pacientes com necessidades especiais e Prótese. Três Unidades Móveis de Saúde para os Centros de Educação Infantil e mutirões na zona rural. Programa de prevenção à cárie dentária realizado em todas as crianças de 0 a 14 anos da rede pública. Centros Regionais de Saúde com plantões odontológicos, 24 horas, exatamente isso, 24 horas.

Todos os alunos da rede pública recebem no início do ano uma bolsa com material escolar, roupas, tênis e um kit de higiene bucal. Um por ano é melhor do que nada, mas é pouco, não é? Então, é nesta brecha que vamos entrar… Ufa… Vamos tentar emplacar um projeto direcionado a jovens na idade de 14 a 18 anos – lembram-se de mais algum projeto nesta faixa etária? Eles adoraram a história do primeiro emprego, amaram. Os kits de higiene bucal daqui não abrangem estes jovens. Nosso vereador achou a ideia fantástica, fizemos uma reunião com a secretária da ação social e ela adorou também. Eles não querem simplesmente emplacar uma lei que ficará na gaveta, eles querem mais… Ainda bem, eu e o André também.

Kits na Farmácia Popular? Eles acham que seria muito complicado para uma cidade com quase 1 milhão de habitantes… muito dinheiro investido e com possibilidade da população não ir buscar. Kits nas cestas básicas? São muito pouco distribuídas em Campo Grande, de 300 a 500 por mês, podem acreditar, só isso… O índice de pobreza é muito pequeno. Agora marcarão uma reunião com as três secretarias juntas: Ação Social, Saúde e Educação. Não é o máximo?

Claro que existem problemas. Claro que existe corrupção. Claro que existem políticos que pensam e olham somente para o seu umbigo. Mas não são todos, graças a Deus!

Adoro a minha cidade morena, linda, limpa e principalmente saudável. Ainda bem que foi aqui que escolhi para viver, trabalhar e criar meu filhote.

 

Estevom Molica
Coordenador e DENTISTA DO BEM de Campo Grande/MS