por Walter da Silva Jr.
(coordenador voluntário de Bauru/SP)

 

Recentemente, a TdB realizou a Mega Triagem. Um grandioso evento em mais de 250 cidades e 12 países, que mobilizou milhares de voluntários e não voluntários. Mais de 50.000 jovens foram examinados e os com problemas bucais encaminhados para tratamento. Gostou? Legal, emocionante! A imprensa apoiando na divulgação, mais voluntários sensibilizados, mais crianças beneficiadas. Simples assim.

Por entraves ridículos de ego, tivemos um problema SÉRIO em Bauru. Escola preparada, fichas preenchidas, imprensa avisada – TODA A IMPRENSA CONFIRMADA, SENDO 5 TVs, 2 JORNAIS E 1 RÁDIO – e recebemos um telefonema da Secretaria de Educação. Disseram que não poderíamos fazer a triagem, pois foi “veiculada uma matéria da Globo local mostrando a escola, sem autorização da Secretaria”. Não engolimos isso. Em nenhuma outra vez isso ocorreu. Um passarinho verde disse à secretária que prefeito e vereadores iriam… e aí a coisa “pegou”.

O prefeito atual não é do partido do governador. Agora, vocês acham que pensamos nisso? Nossa ideia era AGREGAR… Quanto mais pessoas formadoras de opinião divulgando e apoiando, melhor. Mas, na política e em cérebros de dimensões de uma ervilha não é isso que acontece! Tivemos que DISPENSAR TODA A IMPRENSA DA COBERTURA E DIVULGAÇÃO como condição para realizarmos a triagem. É claro que, já contei essa mágoa pra um monte de gente influente. E contatamos novamente a imprensa para agora darmos notícias do evento. Não era a forma mais impactante, mas foi a que conseguimos.

Percebi que fazer o BEM tem seus percalços. Mas somos uma TURMA, e isso nos dá força.