10
nov
2014

Dentista de Marília é eleita a melhor do mundo

ONG Turma do Bem elege Ana Carolina Massaro como a voluntária que mais se destacou na mobilização para fazer
do tratamento odontológico de qualidade um direito de toda a população

08-11_premiacao_46

 

Ana Carolina Massaro, 43 anos, de Marília (SP), foi eleita a Melhor Dentista do Mundo pela Turma do Bem. A ONG é a maior rede de voluntariado especializado do mundo. São 15 mil dentistas que atuam em 14 países e oferecem atendimento odontológico gratuito à população em condição de vulnerabilidade social.

Na Turma do Bem desde 2009, Ana Carolina já começou como coordenadora. Em cinco anos, montou uma rede de 80 dentistas e fez triagens para buscar o público-alvo do projeto: crianças e jovens de 11 a 17 anos em condição de vulnerabilidade social, com graves problemas bucais e mais próximos ao primeiro emprego.

Não parou por aí. Mesmo sendo avessa a política, arregaçou as mangas e procurou prefeito, vereadores e secretários de educação e desenvolvimento social. Engajou-os na causa para reverter o número oficial do Ministério da Saúde, de 2010, de que 18% das crianças de 12 anos (17 milhões) nunca foram a um dentista. Essa idade é usada como referência porque representa o começo da dentição permanente.

Ela mostrou que a prevenção é um dos caminhos. Conquistou políticas públicas na área de saúde bucal. Em Marília, kits de higiene (pasta, escova e fio dental) são distribuídos nas escolas públicas e nas Unidades Básicas de Saúde. E tanto o beneficiário como o acompanhante recebem vale-transporte durante o tratamento.

É justamente o custo do transporte público uma das principais causas do abandono do tratamento, segundo a ONG. “O dentista está nas áreas ricas, e os beneficiários, na periferia”, explica o presidente voluntário, Fábio Bibancos. “Por isso nossa meta é que o consultório fique a menos de 10 km da criança ou do jovem.”

Em Marília, todos os beneficiários do projeto Dentista do Bem ganham também medicação gratuita do município. A partir de janeiro de 2015, 600 famílias em condição de vulnerabilidade social passarão a ter, mensalmente, nas cestas básicas, o kit de higiene bucal, em mais uma vitória de Ana Carolina.

“Agora quero que essas conquistas virem lei”, diz a voluntária. “E quero mais. Quero que políticas públicas na área de saúde bucal alcancem o Estado e o país.” Eleita por um júri de integrantes da sociedade civil, ela recebeu o título no Sorriso do Bem, maior evento de saúde bucal do mundo, em São Bento do Sapucaí (SP).

Como coordenadora regional e agora uma das principais porta-vozes da ONG, Ana Carolina sabe que tem muitos desafios pela frente. Cadastrar novos dentistas é apenas um deles. Buscar doações de pessoas físicas é outro. “O não a gente já tem, então vamos procurar o sim”, afirma, confiante.

Na ONG, busca deixar um legado: “Daqui a um ano, eu gostaria que todos tivessem um bom ‘case’ para estar entre os melhores dentistas do mundo, porque isso significaria que mais crianças estariam na cadeira dos dentistas, resgatando a dignidade e autoestima.”

No consultório, lembra emocionada de uma paciente de 15 anos que nem conversou nas primeiras consultas tamanha a vergonha dos dentes. “No último dia do tratamento, quando eu falei que ela só voltaria em seis meses, ela me deu um abraço de uns cinco minutos. E, dia depois, foi a primeira a me ligar para me cumprimentar no dia do dentista.”

Formada pela Universidade de Marília e com especialização em implantologia, Ana Carolina, tem uma filha de 19 anos, uma das suas principais incentivadoras. “Ela diz que posso fazer mais e me cobra. Eu queria ter mais tempo. Já passou até pela minha cabeça largar tudo e viver só do projeto, tamanho é o meu amor pela causa.”

 

Sobre o Sorriso do Bem – A apresentação dos melhores dentistas da Turma do Bem foi realizada durante o Sorriso do Bem, o maior evento de saúde bucal e voluntariado do mundo. Por sua projeção e impacto, foi comparado à FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) e a Davos, na Suíça, onde se encontram os maiores nomes da economia mundial. Neste ano, pela primeira vez, o Sorriso do Bem foi realizado em São Bento do Sapucaí, no interior de São Paulo, e contou com a participação de 500 profissionais e convidados de 12 países. A edição 2014, realizada de 6 a 9 de novembro, foi patrocinada por Amil Linha Dental, Dental Cremer e Oral-B.





Comentários (0)


Deixe seu comentário