12
nov
2015

Eric Franco é eleito o melhor do mundo

IMG_1778

Eric Franco, 38 anos, de Brasília (DF), foi eleito o Melhor Dentista do Mundo pela Turma do Bem. A organização social é a maior rede de voluntariado especializado do mundo. São 16 mil dentistas que atuam em 14 países e oferecem tratamento odontológico gratuito à população em condição de vulnerabilidade.

Nascido em Bauru (SP), Eric se mudou para Brasília, em 2003, quando foi trabalhar na Universidade Católica de Brasília como professor universitário na área de odontologia. Lá, desde 2009, passou a discutir o papel do terceiro setor em disciplina do primeiro semestre do curso.

“Mais de 580 calouros já passaram por ela e discutiram o tema. O objetivo é dar uma sacudida, um choque logo no início do curso para que todos conheçam a realidade da odontologia no país que vivemos. A reação deles é fantástica”, conta o dentista.

Discutir a Turma do Bem dentro do meio acadêmico fez, de acordo com Eric, que mais alunos se interessassem pela organização social e compreendessem a odontologia além da sala de aula. “Nosso objetivo é formar estudantes que não pensem de maneira tecnicista e mercantilista como alguns profissionais fazem”, diz Franco.

Essa motivação do dentista fez com que alunas se interessassem em participar do concurso Estudante do Bem, promovido também pela TdB, que tem como objetivo mobilizar estudantes através da produção de painéis com relatos de casos clínicos que evidenciam a realidade social e odontológica de uma criança de baixa renda de 11 a 17 anos. Thaís Calmon e Ana Carina Guedes, que ganhou o voto popular, participaram da premiação do SdB 2015.

“Sempre acreditei no potencial desses jovens estudantes de odontologia do Brasil que podem se tornar ótimos Dentistas do Bem, se trabalharmos com estratégias desde a formação. Essa é a quarta edição que oriento trabalhos e a cada ano fico impressionado com o desempenho e a dedicação dos estudantes”, comemora Franco.

Como coordenador regional e agora uma dos principais porta-vozes da TdB, Eric Franco, sabe que tem muitos desafios pela frente. Cadastrar novos dentistas é apenas um deles. Buscar doações de pessoas físicas é outro. “O não a gente já tem, então vamos procurar o sim”, afirma, confiante.

Sobre o Sorriso do Bem – A apresentação dos melhores dentistas da Turma do Bem foi realizada durante o Sorriso do Bem, o maior evento de saúde bucal e voluntariado do mundo. Por sua projeção e impacto, foi comparado à FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) e a Davos, na Suíça, onde se encontram os maiores nomes da economia mundial. O Sorriso do Bem foi realizado em São Bento do Sapucaí, no interior de São Paulo, e contou com a participação de 500 profissionais e convidados de 14 países. A edição 2015, realizada de 4 a 8 de novembro, foi patrocinada por Amil Linha Dental, Surya Dental e Oral-B.





Comentários (0)


Deixe seu comentário