13
jun
2012

Mais de 3 mil crianças e adolescentes participam de megatriagem em São Paulo

São Paulo, 11 de junho de 2012 – Milhares de balcões, artistas de rua e muita música, incluindo apresentações da bateria mirim de uma das escolas de samba mais tradicionais de São Paulo. Foi em clima de festa que a organização social TdB – Turma do Bem e a Oral-B recepcionaram as famílias que participaram da megatriagem odontológica realizada neste domingo (10/6), na quadra da Vai-Vai. O evento, que começou às 10h e se estendeu até 17h, envolveu mais de cem voluntários e contou com a participação especial da atriz Lu Grimaldi e do ator Rodrigo Lombardi.

Mais de 3 mil crianças e adolescentes de 11 a 17 anos foram examinados por dentistas voluntários e responderam um pequeno questionário para classificação socioeconômica. Essas informações serão usadas para selecionar aqueles que se tornarão beneficiários do projeto Dentista do Bem, da TdB, e receberão tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. A escolha é baseada em três critérios: pior condição bucal, pior condição socioeconômica e idade. O projeto prioriza os estudantes mais velhos, porque eles estão mais próximos do ingresso no mercado de trabalho e a má condição dos dentes pode prejudicar bastante a conquista do primeiro emprego. Estima-se que, de todos os jovens triados, aproximadamente 600 serão encaminhados para atendimento odontológico.

O Dentista do Bem é o principal projeto da TdB, uma OSCIP (organização da sociedade civil de interesse público) fundada em 2002 que tem como missão mudar a percepção da sociedade na questão da saúde bucal e da classe odontológica em relação ao impacto socioambiental de sua atividade. Presente em todo o Brasil, em Portugal e em dez países da América Latina, o projeto Dentista do Bem já proporcionou tratamento odontológico para mais de 25 mil jovens – aproximadamente 5 mil na capital paulista. Atualmente, há 800 vagas disponíveis na cidade.

Todos os selecionados são atendidos por dentistas voluntários em seus próprios consultórios particulares. Apenas em São Paulo, o projeto reúne 1.500 voluntários. Totalmente gratuito, o tratamento é completo, incluindo radiografias, ortodontia e próteses, por exemplo.

A TdB organiza regularmente triagens em escolas públicas e organizações sociais. As instituições interessadas podem solicitar e agendar triagens pelo telefone (11) 5084-7276 ou pela internet clicando aqui.





Comentários (0)


Deixe seu comentário