05
jun
2012

TdB – Turma do Bem lança novo projeto com show exclusivo em São Paulo

Apolônias do Bem. Este é o nome do novo projeto da TdB. O seu objetivo é proporcionar tratamento odontológico gratuito para mulheres vítimas de violência doméstica.

O seu lançamento oficial aconteceu no dia 4 de junho, com um show apenas para convidados, no Teatro Fecap. “A Voz da Mulher na Obra de Guilherme Arantes” reuniu catorze cantoras: Adyel, Célia, Cida Moreira, Daniela Procópio, Fhernanda Fernandes, Luciana Alves, Márcia Castro, Maria Alcina, Marya Bravo, Silvia Machete, Tiê, Vânia Bastos, Veronica Ferriani e Verônica Sabino. A apresentação exclusiva foi baseada na coletânea organizada pelo DJ Zé Pedro que está sendo lançada pela sua gravadora, a Joia Moderna, especializada nas vozes femininas da cena musical brasileira.

Outras mulheres recepcionaram os convidados, mas, diferentemente das cantoras, estas ainda lutam para encontrar sua voz. São vítimas de violência doméstica já selecionadas para participar do projeto Apolônias do Bem; 20 delas tiveram suas fotos exibidas no foyer do teatro.

 

Apolônias contemporâneas – O nome do novo projeto da TdB se deve a uma personagem histórica, Apolônia, que viveu em Alexandria, no Egito, e morreu em 249, após ser presa, espancada e ter seus dentes quebrados ou arrancados. Queremos levar assistência odontológica para as apolônias de hoje, que também estampam a marca da violência em seus rostos. Quando dão o primeiro passo para romper o ciclo da violência intrafamiliar e procuram ajuda, essas mulheres têm acesso a atendimento médico, apoio psicológico e assistência jurídica, mas não contam com tratamento odontológico.

O projeto será iniciado entre as mulheres atendidas pela Casa de Isabel, centro da Zona Leste de São Paulo que auxilia cerca de cinco mil crianças, adolescentes e mulheres em situação de risco. A meta é atender 200 mulheres no primeiro ano, que serão selecionadas em triagens realizadas pela equipe da TdB. A primeira triagem já foi realizada. Das 86 mulheres que compareceram, 75 foram selecionadas para receber tratamento odontológico completo, totalmente gratuito, incluindo próteses e implantes, por exemplo. O atendimento será feito por dentistas credenciados da rede Amil Dental, que arcará com todos os custos do tratamento.





Comentários (0)


Deixe seu comentário