14
Maio
2014

A valorização para quem quer ser valorizado

por Marília Martins, dentista do bem de Guarulhos/SP

 

Nos dias 24, 25 e 26 de abril, aconteceu o Seminário pela Valorização da Odontologia. Promovido pelo CROSP, ele contou com diversas palestras gratuitas sobre ética na odontologia, aspectos legais e burocráticos dos convênios e empreendedorismo.

Junto às palestras, aconteceram as reuniões das Câmaras Técnicas e Comissões do CROSP. Todas abertas ao público. A partir delas foram criadas medidas práticas para melhorar a odontologia em todos os seus aspectos, sendo elaborado um documento, o Pacto Para Valorização da Odontologia – Carta São Paulo 2014, que foi assinado pelos representantes do CROSP e será encaminhado para o CFO.

Pois bem, pela primeira vez em 14 anos de odontologia (cinco de faculdade e nove de formada) eu vejo um CROSP tão aberto aos dentistas. Já adianto que esse não será um post para “puxar o saco” do Conselho (até mesmo porque não votei na Chapa que venceu… e assim como o José Henrique Sironi escreveu em seu post, por diversas vezes quis jogar a cédula de votação no lixo por saber que nada mudaria). Mas precisamos reconhecer essa nova fase. O CROSP está mais atuante e em apenas um ano as mudanças são notórias.

A convite da minha amiga, Dra. Roberta Suely, participei da reunião da Comissão do Terceiro Setor, que tem a meta de organizar e estabelecer o Terceiro Setor dentro da odontologia. Fiquei absolutamente chocada ao perceber que dos oito membros, apenas três compareceram ao evento. E que a reunião aconteceu com apenas seis pessoas. Ou seja, um evento feito para dentistas, para a VALORIZAÇÃO da classe… e cadê os personagens principais?! Cadê aquele dentista que vai para o Facebook xingar que não tem fiscalização para o cara que vende aparelho na 25 de março?! Que fala dos baixos preços pagos pelos convênios, reclama das Organizações Sociais que atendem velhinhos ou crianças gratuitamente e “tiram os pacientes” de seu consultório?! Cadê você, dentista cheio de mimimi?! Você acredita mesmo que a sua insatisfação vai mudar alguma coisa se você continuar sentadinh@ no sofá, só criticando pelas redes sociais?! Você diz que o CRO é uma autarquia fechada e incompetente, mas quando ele se abre você não está lá para expor suas ideias?! E ainda vai continuar xingando?!

Dos 75.000 dentistas inscritos no CROSP, cerca de 800 passaram pelo evento em seus três dias. Pouco mais de 1%.

Estão programando para outubro um outro seminário semelhante. O que demonstra que o CROSP está mudando… agora, nós, DENTISTAS, precisamos mudar.

E parafraseando Gabriel, o Pensador (aposto que já torceram o nariz…):

“Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente!
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro!”

Bjs e “inté” o mês que vem!

 

Clique aqui para comentar.





Comentários (0)


Deixe seu comentário