Sorriso do Bem 2013




No último dia 28 de outubro, a TdB – Turma do Bem concedeu o título de Melhor Dentista do Mundo de 2013 para a cirurgiã-dentista Nícia de Mattos Paranhos Arruda/SP. A premiação ocorreu durante o Sorriso do Bem 2013, evento no qual a TdB homenageia os destaques da maior rede de voluntariado especializado do mundo.

“Não se trata de premiar um bom dentista apenas”, afirma o Dr. Fábio Bibancos, fundador e presidente voluntário da organização. “Premiamos aquele dentista que entende que sua função na sociedade está muito além do seu consultório, dos seus clientes que pagam por uma consulta; para nós, o Melhor Dentista do Mundo é quem consegue fazer enxergar a importância da sua profissão para a saúde das pessoas.”

Nícia de Mattos Paranhos Arruda foi escolhida graças a seu incansável trabalho para expansão do projeto Dentista do Bem. Colocada entre os cinco melhores coordenadores da rede em 2010 e 2011, em 2012 só não repetiu o feito porque fez parte do júri que elegeu os cinco melhores trabalhos do ano. Agora, em 2013, é o ano do reconhecimento do trabalho incrível que ela vem realizando como coordenadora de duas cidades, Barra Bonita e Igaraçu do Tietê, em São Paulo. Seu trabalho, organizado e incansável, é o símbolo máximo da continuidade que a TdB pretende replicar. Há quatro anos, ela realiza o trabalho mais constante da organização.

Em 2013, ela realizou duas triagens (que foram suficientes para abastecer todos os dentistas da rede, colocando mais 77 crianças em atendimento) e cadastrou 15 novos dentistas, sendo oito de outros municípios pois todos os profissionais de Igaraçu de Tietê já são Dentistas do Bem. Ao esbarrar nos limites das suas cidades, Nícia se reinventa e inventa o projeto em outros lugares. Num ano onde o papel feminino e maternal ficou bem assinalado nos 5 Melhores Coordenadores Regionais, o prêmio de Melhor Dentista do Mundo foi entregue à periodontista reconhecida por todos como “a mãe da TdB”.

Vale a pena assinalar o maravilhoso trabalho das outras quatro finalistas: Ana Carolina Massaro, de Marília/SP, Jakeline Dantas Tavares, de Pelotas/RS, Rosemary Marqueti de Matos Pinheiro, de Cachoeiro de Itapemirim/ES e Selma dos Reis Rocha Santos, de Curitiba/PR e Cubatão/SP.

 

Sorriso do Bem 2013

 


Foram premiados também os melhores Coordenadores Regionais brasileiros e estrangeiros e os melhores Dentistas do Bem (como os voluntários da TdB são chamados).  Além disso, as secretárias que mais colaboraram com a TdB ao longo do ano e os vencedores do concurso Estudante do Bem, que reuniu estudantes de odontologia de todo o país, foram homenageados ao longo do evento.

O Sorriso do Bem, cuja oitava edição foi realizada no Teatro Alfa, foi concebido pela TdB para agradecer à altura uma rede que conta com o trabalho de mais de 15 mil dentistas voluntários, que já devolveram o sorriso a aproximadamente 41 mil jovens em 1300 municípios brasileiros, 10 países da América Latina e Portugal. Durante duas horas, os dentistas do bem e demais convidados puderam assistir a um belíssimo espetáculo, que contou com a participação de Mart’nália e Paulinho Moska, num espetáculo com a assinatura do diretor William Pereira.

O evento teve início justamente em 25 de outubro, data em que se comemora o Dia do Dentista. Pensando nisso, a TdB preparou uma manifestação em prol da saúde bucal, que foi realizada em pleno parque do Ibirapuera.

A isso, seguiram-se três dias de palestras, cursos e debates, que tiveram por função dar o suporte necessário para que eles possam desenvolver o seu trabalho, não só como voluntários, mas também como profissionais da área de saúde.

Um dos destaques dessa capacitação foi a participação de palestrantes como Ju Colombo, Thiago Vieira Marçal, Adauto Emmerich, Luiz Bouabci, Tammy Allersdorfer, Virgínia Casagrande (1ª dama do Espírito Santo), deputada Luzia Toledo e Leonardo Sakamoto.

 

Os premiados do Sorriso do Bem 2013

 

MELHOR DENTISTA DO MUNDO

Nícia de Mattos Paranhos Arruda (Igaraçu do Tietê e Barra Bonita/SP)

 

MELHORES COORDENADORES REGIONAIS

Ana Carolina Massaro, de Marília/SP
Jakeline Dantas Tavares, de Pelotas/RS
Nícia de Mattos Paranhos Arruda, Igaraçu do Tietê e Barra Bonita/SP
Rosemary Marqueti de Matos Pinheiro, de Cachoeiro de Itapemirim/ES
Selma dos Reis Rocha Santos, de Curitiba/PR e Cubatão/SP

 

MELHOR COORDENADOR INTERNACIONAL

Madalena Coelho Penha (Porto/Portugal)

 

MELHORES DENTISTAS DO BEM

  1. Lilian Chrystiane Giannasi Marson, Jacareí/SP
  2. Augusto Mariani Sobrinho, Campo Grande/MS
  3. Maria Angela da Silva, Araraquara/SP
  4. Carlos Henriques Viveiros Galvão de Sá Filho,Vitória/ES
  5. Jose Carlos Ferreira, Ilha Solteira/SP

 

ESTUDANTES DO BEM

  1. Renata Silveira Sagnori – Taubaté/SP
  2. Larissa Dias Alexandrino – Belém /PA
  3. Carlos Eduardo Fraga – São Bernardo do Campo/SP
  4. Maria Elisa Magalhães Dourado – Salvador/BA
  5. Suellen Rosa Oliveira – São José dos Campos/SP

 

SECRETÁRIAS DO BEM

Elizane Rodegheiro Oliveira – Secretária da Dra. Jakeline Dantas (Pelotas/RS)
Laiara Marcarini da Conceição – Secretária da Dra. Rosemary Marqueti (Cachoeiro de Itapemirim/ES)
Elismar Camelo de Carvalho – Secretária da Dra. Rosemary Marqueti (Cachoeiro de Itapemirim/ES)
Maria Aparecida Lucio – Secretária da Dra. Angemerli Teodoro (Ourinhos/SP)
Jennifer Vitoria Soares – Secretária da Dra. Sirlene Grotti (São Bernardo do Campo/SP)
Rita de Cássia Machado Silveira– Secretária do Dr. Francisco Pereira (Torres/RS)
Vivian Francismara Pereira Fernandes– Secretária do Dr Gustavo Holderbaum (Petrópolis/RJ)
Silvano Rodrigues de Sousa– Secretário da Dra. Karina Oyama (Fortaleza/CE)
Isabela Caroline Pinheiro da Silva– Secretária da Dra. Cinthia Eloá (Adamantina/SP)
Andrea Rodrigues – Secretária da Dra. Michele Dudek (Canoas/RS)

 

PRÊMIO HONORÁRIO

Sérgio Figueiredo
Tammy Allersdorfer
Naná Karabachian
Rosa Jonas