Sorriso do Bem 2015

O periodontista Eric Franco foi eleito o Melhor Dentista do Mundo na décima edição do Sorriso do Bem 2015, prêmio dado pela Turma do Bem. Eric nasceu em Bauru, São Paulo, e se mudou para Brasília em 2003, quando começou a trabalhar na Universidade Católica de Brasília como professor universitário na área de odontologia. Lá, desde 2009, passou a discutir o papel do terceiro setor em disciplina do primeiro semestre do curso.
“Mais de 580 calouros já passaram por ela e discutiram o tema. O objetivo é dar uma sacudida, um choque logo no início do curso para que todos conheçam a realidade da odontologia no país que vivemos. A reação deles é fantástica”, ele conta. Discutir a Turma do Bem dentro do meio acadêmico fez com que mais alunos se interessassem pela organização social e compreendessem a odontologia além da sala de aula. “Nosso objetivo é formar estudantes que não pensem de maneira tecnicista e mercantilista como alguns profissionais fazem”, completou.

Com isso, além de atender os beneficiários, desempenhou um papel incrível com o Programa Estudantes do Bem – como coordenador regional e um dos principais porta-vozes da TdB, trouxe 40 novos profissionais cadastrados à rede.

A premiação deste ano aconteceu em São Bento do Sapucaí, no interior de São Paulo, e teve a participação de 500 profissionais e convidados de 14 países. As outras finalistas foram Thaís Calmon e Ana Carina Guedes, que ganhou o voto popular.

Como coordenador regional e agora uma dos principais porta-vozes da TdB, Eric Franco, sabe que tem muitos desafios pela frente. Cadastrar novos dentistas é apenas um deles. Buscar doações de pessoas físicas é outro. “O não a gente já tem, então vamos procurar o sim”, afirma, confiante.

Além do Dr. Eric, foram finalistas do prêmio Melhor Dentista do Mundo 2015 o Dr. Leonardo Assis Costa (Salvador/BA), Dr. Bratsson Farfan (Lima/Peru), Dra. Selma Rocha (Curitiba/PR) e Dra. Gracimara David (Taiobeiras/MG).

Sobre o Sorriso do Bem – A apresentação dos melhores dentistas da Turma do Bem foi realizada durante o Sorriso do Bem, o maior evento de saúde bucal e voluntariado do mundo. Por sua projeção e impacto, foi comparado à FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) e a Davos, na Suíça, onde se encontram os maiores nomes da economia mundial. O Sorriso do Bem foi realizado em São Bento do Sapucaí,. A edição 2015, realizada de 4 a 8 de novembro, foi patrocinada por Amil Linha Dental, Surya Dental e Oral-B.