La Tierra de las Flores

Conta a história de Fabíola Flores Luna, de 15 anos, que mora em Xochimilco, no México. A menina deixou de sair e ir à escola devido ao problema grave de saúde bucal. O sofrimento dela era tão grande que um dia pediu à mãe que arrancasse todos os dentes e usar uma dentadura. La Tierra de las Flores foi filmado em 2015.

 

FICHA TÉCNICA
Argumento: Fábio Bibancos, Direção: Leonardo Ganzarolli, Roteiro: Caio Leão, Edição: Arizona, Banda Sonora Original: Daniel Maia, Finalização: Casablanca, Fotografia: Rapto Radajes, Imagens: Rapto Radajes, Produção: Fernando Santos, Marina Eid e Jesús Matínez, Produção: TdB – Turma do Bem, Ano: 2015.

Tá rindo de quê?

Tá Rindo de Quê? foi rodado entre 2011 e 2012, e denuncia a falta de acesso ao kit de higiene bucal (escova, pasta e fio dental) e como isto se configura num grave problema de saúde pública. O objetivo é ampliar a discussão sobre o tema. Narrado pelo ator Tarcísio Meira, o documentário inclui cenas de ficção interpretadas pelos atores Angela Dip, Ilana Kaplan, Marcelo Mansfield e Rodrigo Lopez.

 

FICHA TÉCNICA
Argumento: Fábio Bibancos, Direção: Caio Leão e Ligia Feliciano, Roteiro: Caio Leão, Edição: Nani Garcia, Arte: Renata Melleu, Narração: Tarcísio Filho, Participações especiais: Angela Dip (Leila), Ilana Kaplan (Célia Regina), Marcelo Mansfield (Dr. Otacílio), Rodrigo Lopez (Helinho Stefanello), Equipe Stand Up: Léo Grego (fotografia), Renato Apdo, Dinah Jasmine Friedmann, Vanderlei Sena Siva, Fotografia (Goiás): Humberto Bassaneli, Trilha sonora sincronizada: Input/Artesonora, Produção: TdB – Turma do Bem, Ano: 2012

Lá e Cá

 

Lá e Cá é o primeiro documentário da TdB em Portugal. Produzido em 2011, com o apoio da Fundação EDP, relata a história de Alícia, uma jovem de 12 anos que sofria com problemas dentários gravíssimos e necessitava de uma intervenção profunda e imediata.

 

FICHA TÉCNICA
Direção: Ligia Feliciano, Argumento: Fabio Bibancos, Fotografia: André Costa, Montagem: Nani Garcia, Desenho Gráfico: Amir Admoni, Roteiro: Ligia Feliciano e Nani Garcia, Produção: Mina Digital, Produção Executiva: Caio Leão, Ricardo Correa e Leonardo Ganzarolli, Captado em Lisboa e São Paulo, Ano: 2011

Festa do Biscoito

O engajamento de uma Dentista do Bem de Santa Rita de Caldas faz com que outros profissionais da região se mobilizem para aderir ao Projeto Dentista do Bem e atender gratuitamente crianças pobres de outras cidades, como de Caldas e Poços de Caldas, em Minas Gerais.

FICHA TÉCNICA
Realização: Produtora Associados e Turma do Bem, Direção: João Carvalho, Concepção, Entrevistas e Locução: Fábio Bibancos, Produção Geral: Leonardo Ganzarolli, Produção Local Viviani Guimarães Barbosa, Fotografia, Câmera: Victor Reis, Som Direto: Rodrigo Macedo, Edição: Rafael Carvalho André Baltrusaitis, Coordenação Produtora: Amanda Rossi, Finalização: Casablanca, Finalizador: André Baltrusaitis, Editor: Quantel Henry Vitor Pastana Santana, Produção de Áudio e Trilha Sonora: Banda Sonora, Dentistas Entrevistados: Carmelita Maria Honres, Luiz Antonio da Silva, Geraldo Nascimento Junior, Andreia Cristina de Couto, Danilo Coimbra Assis, Viviane Guimarães Barbosa e Rita de Cássia Rodrigues, Ano: 2008.

BocadaMata

O documentário BocadaMata se passa no Estado do Amapá e mostra a dificuldade das crianças em obter tratamento odontológico de qualidade em uma das regiões de mais difícil acesso no país. A pequena Jéssica é a protagonista de uma história de recuperação da auto-estima e da saúde bucal por meio do atendimento gratuito do Programa Dentista do Bem.

FICHA TÉCNICA
Realização: Biokam Produções e Turma do Bem, Apoio: Teleimage, Direção: Andre Ferezini, Concepção e Entrevistas: Fábio Bibancos, Fotografia, Câmera e Edição: Victor Reis, Som Direto: Rodrigo Macedo, Coordenação de Produção: Daiz da Silva Nunes (Dentista do Bem), Produção: Luciano Teixeira e Leonardo Ganzarolli (Dentistas do Bem), Programação Visual: Estudio Colirio, After Effects: Diogo Dias de Andrade, Trilha Sonora: Guga Bernardo, Produção Musical: Marco Boaventura, Realização: Trilha Original Produções Musicais, Música de Encerramento: ORIKI, Composição: Eduardo Agni, Direção do Coral Infantil:  Mara Campos, Intermediação Digital: Teleimage, General Manager: Patrick Siaretta, Supervisor de Pós-Produção e Efeitos: Marcelo Siqueira, Diretor Comercial: Jerome Merle, Atendimento Comercial: Ariadne Mazzetti, Coord. De Pós Produção: Karina Vanes e Mariana Zdravca, Colorista: Luciano Guimarães, Assistente de Pós-Produção: Elton Leandro, Raiser Vargas, Paola Baldi, Efeitos Digitais: Ariel Wollinger Marcelo Fernandes e Vanderson Feitosa, Ano: 2007.

Dente por Dente

O primeiro curta-metragem da TdB conta a história de Alex, um garoto pobre e que não sorri devido aos dentes comprometidos. Uma de suas professoras encaminha uma carta pedindo ajuda, e a partir disso sua vida sofre uma reviravolta. Este é um retrato do preconceito contra quem não tem dentes saudáveis.

FICHA TÉCNICA
Realização: BiokamProduções e Turma do Bem, Apoio: DOC Digital (Documentação Radiologia Odontológica), Vitória Hotéis e Método-Prótese Dental, Direção: Davi Moori, Argumento e Entrevistas: Fábio Bibancos, Edição e Finalização: Analke Ferezini e Davi Moori Câmera Rodolfo Figueiredo, Fotos: Gilvan Teixeira, Música: Eduardo Queiroz Produção Ana Moori e Mauricio de Oliveira Mota, Assistência Geral: Leonardo Ganzarolli, Ano: 2006 .

Boca a Boca

Idealizado e produzido pela TdB, Boca a Boca propõe uma discussão sobre a triste condição da saúde bucal dos brasileiros e de como isso interfere nas vontades mais básicas de quem sofre com o problema, como sorrir, comer e beijar.
No média-metragem é mostrado o impacto da saúde bucal na vida das pessoas de maneira humanizada, evidenciando este meio de exclusão e seus desdobramentos. O objetivo é impactar formadores de opinião e inserir o assunto na pauta da agenda de discussões. O documentário conta com participações especiais da atriz Lu Grimaldi e do cantor Guilherme Arantes. O filme foi apresentado em mais de 200 cidades do Brasil, e também na América Latina, em sessões organizadas pelos dentistas voluntários do Projeto Dentista do Bem.

FICHA TÉCNICA
Direção: Marcio Werneck, Estúdio ou produtora: Divina Imagem Produções, Produtor-executivo: Luci Mara Modesti Montejane, Diretor de produção: Amanda Rodrigues, Roteirista: Eliana César, Diretor de fotografia: Zé Mario Fontoura, Diretor de Arte: Maurílio Dias, Paulo Pansani e Sírio Braz, Elenco: Lu Grimaldi e Guilherme Arantes, Compositor: Guilherme Arantes,  Trilha Sonora: Erico Theobaldo, Editor de Som: Erico Theobaldo, Montador: Cristian Bueno, Cartaz: Claudia Liz, Ano: 2009.