Outros projetos Turma do Bem

Projeto Meninas 15

Em 2017, quando a Turma do Bem completou 15 anos, foi escolhido um grupo de “debutantes” para dar início a um novo programa de empoderamento feminino. Ele surgiu porque observamos que a realidade das meninas beneficiárias era bem mais complexa do que a dos meninos. Muitas crescem aprendendo que os homens são superiores. Ganham menos que eles, mesmo em funções idênticas. São responsáveis pelo trabalho doméstico e pela criação dos filhos. E ainda sofrem as consequências violentas do machismo: são assediadas, violentadas, são mais vulneráveis a DSTs e engravidam precocemente.

Meninas 15 se baseia na relação de amizade entre meninas de realidades diferentes. De um lado, estão as jovens universitárias. Do outro, nossas beneficiárias que são atendidas pelos Dentistas do Bem. Do encontro entre os dois grupos, surge uma rede de amizade, troca de conhecimento, resgate da dignidade e crescimento. A partir da ajuda coletiva, cada menina ganha força individualmente, e passa a ajudar outras meninas, quebrando um ciclo de desigualdade que diz respeito a toda a sociedade.

Além do vínculo afetivo e apoio emocional e intelectual, por meio de conversas do WhatsApp ou de encontros mensais, o Programa proporciona às beneficiárias uma série de ferramentas que as tornam conscientes de sua trajetória e de seus objetivos pessoais e profissionais. Mulheres que já conquistaram conhecimento e vitórias passam a ajudar outras que ainda não estão nesse estágio – e que no futuro serão as “madrinhas” de outras meninas, multiplicando e perpetuando os objetivos do projeto.

Estudantes do Bem

Estudante de odontologia, você já parou para pensar sobre que tipo de formação está recebendo na faculdade? A Turma do Bem percebeu que os cursos raramente abordam temáticas sociais. A consequência é que, apesar de existirem excelentes profissionais, poucos têm a capacidade de enxergar as pessoas que mais necessitam de um cirurgião-dentista.

Para lançar luz sobre o vácuo que existe na grade curricular na maioria das instituições, a TdB criou, em 2012, o concurso Estudante do Bem.  O intuito é conscientizar os novos dentistas sobre a violência social que sofrem aqueles que não têm acesso a tratamento adequado. O projeto já contou com a participação de mais de 4 000 estudantes de odontologia do Brasil inteiro.

Como funciona

Este ano o concurso tem como temática principal a mobilização e sensibilização do estudante de odontologia para com as vítimas de violência social, sob a perspectiva da saúde bucal. Invisíveis para a sociedade, estas pessoas trazem marcas que vão muito além das deficiências funcionais; são marcas que afetam o sorrir, o viver, o existir.

Realizado todos os anos pela Turma do Bem, o Concurso Estudante do Bem conta com a participação de estudantes de odontologia de todo o Brasil!

O estudante vencedor, além ganhar o prêmio e ser reconhecido pela maior rede de voluntariado especializado do mundo, terá seu trabalho utilizado pela organização para impactar ainda mais pessoas através do programa Dentista do Bem.

O primeiro passo é fazer a sua inscrição através desse link e ler atentamente o regulamento.

Caso tenha alguma dúvida entre em contato através do e-mail estudantedobem@tdb.org.br

Participe e incentive seus colegas, vamos valorizar a nossa querida odontologia!

Clique aqui para o ler o regulamento completo do concurso Estudante do Bem 2021

Modelo de Declaração do Professor

Download de Autorização de uso de Imagem

INSCREVA-SE

Quer saber um pouco mais sobre a Turma do Bem, inscreva-se no canal Fábio Bibancos no YouTube!