Turma do Bem Melhor Dentista do Mundo

Melhor Dentista do Mundo Você pode ser o melhor dentista do mundo

Durante o ano, os dentistas e coordenadores voluntários têm seu trabalho avaliado para o nosso evento de premiação e capacitação anual, o Sorriso do Bem. Com a expansão internacional da TdB, criou-se o prêmio mais importante da festa, o de Melhor Dentista do Mundo.

Para a TdB, o Melhor Dentista do Mundo é aquele que mais fez pelo seu município. Ou seja: além de atender a jovens e mulheres, ainda fez a diferença na sua cidade e região, conquistando mudanças nas políticas públicas, espaços na imprensa, divulgação do projeto e o aumento de parcerias e voluntários.

Sorrisodo Bem

Promovido anualmente pela Turma do Bem, desde 2006, o Sorriso do Bem é o maior evento de saúde bucal e voluntariado do mundo.

Já se consolidou como um dos principais encontros mundiais da área de odontologia e inclusão social, em que são combinados temas de saúde bucal e questões humanistas.

Objetivo

Engajar e mobilizar o trabalho da maior rede de voluntariado especializado do mundo e, com isso, possibilitar a expansão do número de beneficiários da TdB.

Aprimoramento

Dentistas e estudantes do bem se reúnem para participarem de palestras, debates e fóruns, para promover aprimoramento do trabalho voluntário e o seu impacto na sociedade.

Premiações

São premiados dentistas e coordenadores voluntários, empresas e imprensa que nos apoiam, parceiros voluntários e, claro, o Melhor Dentista do Mundo* – título criado em 2010.

Em anos anteriores o Sorriso do Bem contou com palestras de profissionais de diferentes áreas, como Leandro Karnal, Marcelo Tas, Mário Sergio Cortella, Monja Coen, Contardo Calligaris, Juan Pablo Escobar, Valter Hugo Mãe, Vânia Ferrari, Andro Stern, Daniela da Mata, Thalita Rebouças e Domitila Manssur. O evento se encerra com uma grande festa de premiação, que conta com a participação de grandes nomes da música brasileira e a presença de personalidades das mais diversas áreas, como Rodrigo Santoro, Mel Fronckowiak, Rodrigo Lombardi, Alice Braga, Glória Menezes, Marco Ricca, Maria Gadú, Eliana, Nathália Timberg e Lu Grimaldi. Durante uma hora e meia, os melhores voluntários do ano sobem ao palco e recebem prêmios pelos trabalhos realizados.

*Melhor Dentista do Mundo – título que foi criado em 2010 devido a expansão internacional da TdB, que premia o dentista que mais contribuiu com sua comunidade.

Sorriso do Bem Eventos Anuais

2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006

Em outubro de 2023, a Turma do Bem levou ao Rio de Janeiro o Sorriso do Bem 2023 (hiperlink do post do blog sobre o sdb23). O evento, que aconteceu no hotel Windsor Marapendi, reuniu cerca de 120 pessoas, dentre dentistas, estudantes, psicólogos, patrocinadores, parceiros e convidados. Com o intuito de aprimorar o trabalho voluntário e seu impacto na sociedade, foram realizadas várias palestras e debates. 

Nesta edição, “Quem são nossos heróis?” foi o tema escolhido para guiar todas as discussões do evento, bem como de produtos externos que foram produzidos também para o público que não compareceu ao encontro, tornando o Sorriso do Bem híbrido pela primeira vez. O tema é uma homenagem a quem se dedica na busca de uma sociedade igualitária por meio do voluntariado. Os cinquenta dentistas voluntários da Turma do Bem que mais realizaram ações em prol da organização durante o ano foram convidados para comparecer ao evento de forma presencial. 

Após uma recepção de boas-vindas na praia da Barra da Tijuca, promovida pela Odontoprev, os dentistas foram recebidos oficialmente ao evento com as palavras de abertura de Marina Caruso, editora-chefe da revista Ela, do jornal O Globo, e de Fernando Santos, diretor de projetos da Turma do Bem. 

Dentre os palestrantes do SDB 2023 estão o historiador Luiz Antônio Simas, o psicólogo Renato Caminha, a historiadora Flavia Ricca, a dentista Fernanda Carrer, o curador de arte Marcos Rosa, o historiador Michel Gherman, a jornalista e cientista social Mariana Mandelli, o teólogo Antonio Carlos Costa, os dentistas Victor Hugo de Paula e Alexandre Severo, sócios da Ayo Saúde, a consultora educacional Luciane Lúcio e o jornalista e ex-beneficiário da Turma do Bem, Eduardo Carvalho. Em meio às discussões, as apresentações dos palestrantes foram feitas pelos mestres de cerimônia, o ator João Vitti e a atriz Lu Grimaldi. 

Na palestra do presidente voluntário da Turma do Bem, Dr. Fábio Bibancos, foi esmiuçado o tema “Quem são nossos heróis?”, primeiramente por meio da série “Bibliotheca do Sorrir” (hiperlink) e depois por meio da exposição virtual criada no metaverso com a temática. Disponível em nossosherois.com.br, a experiência, produzida com o apoio do Ministério da Cultura, aborda a história da odontologia no Brasil, o surgimento de programas governamentais, a criação da Turma do Bem e a importância do voluntariado. 

Também parte da temática “Quem são nossos heróis?”, enquanto o debate acontecia no Rio de Janeiro, a Rua da Consolação, em São Paulo, foi palco de uma projeção da Turma do Bem no prédio do CREMESP, realizada pelo grupo Projetemos. Foram exibidos para as milhares de pessoas que passaram pelo local dados e imagens impactantes que chamam atenção para a causa da saúde bucal no Brasil. 

No evento, ainda foi lançado oficialmente o Psicólogos do Bem, novo programa da Turma do Bem que oferece acompanhamento psicológico gratuito aos beneficiários da organização.

No SDB23, foram anunciados os dez melhores dentistas voluntários da Turma do Bem de 2023, elegíveis para a votação do Melhor Dentista do Mundo. A votação ocorreu no evento, contudo, a premiação aconteceu em dezembro do mesmo ano, na sede da TdB, em São Paulo. A Dra. Paula Ávila, de Uberaba (MG), foi a Melhor Dentista do Mundo 2023 (hiperlink post blog).

Após dois anos de pausa em função da pandemia, em 2022 o Sorriso do Bem voltou a ser realizado. Ocorreu no Grand Mercure São Paulo Ibirapuera, na capital paulista, em setembro para cerca de cem dentistas voluntários, patrocinadores e demais convidados. O SDB é um evento anual de capacitação dos voluntários para além da odontologia, que busca ampliar o pensamento crítico dos Dentistas do Bem. 

O Sorriso do Bem 2022 foi marcado pelo lema “Dentista Salva-Vidas”, que já vinha pautando as ações da Turma do Bem desde o início daquele ano. Na pandemia, por exemplo, houve uma diminuição drástica do exercício da profissão por conta do risco de contaminação e os cirurgiões-dentistas sofreram com o descaso do governo federal, que não incluiu os profissionais nos grupos prioritários à vacinação contra a Covid-19. Portanto, o lema “Dentista Salva-Vidas” procurou evidenciar a real importância dos dentistas para a população. Reforçamos o papel dos profissionais na mudança de vida dos pacientes: devolver a dignidade, o sorriso saudável e a qualidade de vida.

O ano de 2022 também foi marcado por muita desinformação, devido ao momento vivido pela sociedade e política brasileira. Neste contexto, a Turma do Bem viu no SDB a oportunidade de se colocar como um farol para a sua base de voluntários. A organização buscou ser um direcionador para o bom dentista. 

Assim como nos outros anos de evento, em 2022 a TdB trouxe os principais pensadores da atualidade para impulsionar a reflexão dos seus voluntários: o pastor e ativista Antônio Carlos Costa; os dentistas e professores Saul Paiva e Thiago Cruvinel; a youtuber e comunicadora Rita von Hunty; a jornalista e cientista social Mariana Mandelli; o internacionalista mexicano Adán García; o professor de Sociologia e historiador Michel Gherman; o advogado criminalista e escritor Augusto de Arruda Botelho; a dentista, artista plástica e atleta de crossfit Raquel Trevisi; a educadora artística Vera Ponciano; o ex-Coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde e Professor Doutor da Universidade de Brasília, Gilberto Pucca e os dentistas Alexandre Severo Mendes e Victor Hugo de Paula, fundadores da clínica Ayo Saúde. 

Também falaram no evento ex-beneficiários da organização, para contar como suas vidas mudaram depois do tratamento odontológico, Dentistas do Bem, que relataram suas experiências como voluntários, e membros da Turma do Bem, que mostraram ao público os bastidores da gerência da TdB. A cantora Paula Lima fez um show para os convidados do evento no Grand Mercure São Paulo Ibirapuera.

No terceiro e último dia de Sorriso do Bem, foi realizada a premiação do Melhor Dentista do Mundo 2022. As atrizes Lu Grimaldi e Valéria Alencar fizeram uma apresentação especial na cerimônia, que teve o som comandado pela banda de Anna Gelinskas.

O título Melhor Dentista do Mundo consagra o voluntário que mais contribuiu com a sua comunidade no ano avaliado e analisa os seguintes conceitos: Comunicabilidade, Engajamento, Empatia, Determinação, Criatividade, Autopromoção, Flexibilidade, Resiliência, Arrogância e Sensatez. A Melhor Dentista do Mundo 2022 foi a Dra. Rosemary Marqueti M. Pinheiro, de Cachoeiro de Itapemirim (ES).

A Dra. Ana Carolina Massaro, de Marília (SP), o Dr. Itamar Francisco Teixeira, de Linhares (ES), a Dra. Maria Cristina S. Portes Souza, de Ubatuba (SP) e a Dra. Márcia Eriko Kawakami Chinen, de Matão (SP) foram os outros quatro finalistas ao título.

O evento anual de capacitação dos dentistas voluntários da Turma do Bem seguiu diferente em 2021 devido à pandemia. Neste ano, a organização estruturou um concurso fotográfico chamado “Dentista Salva-Vidas”, iniciado em outubro. A disputa foi selada com uma live de premiação em dezembro de 2021, transmitida no YouTube. O evento on-line foi apresentado pelo presidente voluntário da Turma do Bem, Fábio Bibancos, e pela atriz e voluntária da TdB, Lu Grimaldi.

 

O concurso “Dentista Salva-Vidas” previa que os Dentista do Bem submetessem uma foto junto de um texto retratando a história de algum de seus beneficiários. O mote era representar, por esses dois meios, como a odontologia é capaz de salvar vidas. A vencedora foi a Dra. Fátima Porto, de Belo Horizonte, que retratou a vivência de Ludmila Darling Aragão Gonçalves, uma beneficiária que passou 11 anos com a Turma do Bem. Como prêmio, Dra. Fátima ganhou um notebook, um fotopolimerizador, um vale compras e um jaleco. Clique aqui (hiperlink: https://www.instagram.com/p/CXyuCCWFiqH/) para conferir a história ganhadora. 

 

Além do concurso para os Dentistas do Bem, em 2021 a Turma do Bem também realizou mais uma edição do “Estudante do Bem”, um prêmio para alunos de odontologia de todo o Brasil. A premiação possuiu o mesmo mote do concurso para os dentistas, o estudante deveria, por meio de uma foto e um texto, evidenciar como a odontologia pode salvar vidas. O ganhador foi Matheus Ribeiro de Oliveira, de São Paulo. Ele também levou para casa um notebook, um fotopolimerizador, um vale compras e um jaleco. Clique aqui (hiperlink: https://www.instagram.com/p/CXzCpJNl3rc/) para conferir o relato de Matheus.

 

Ainda na live da premiação, foi realizada a prestação de contas do ano de 2021 da Turma do Bem e também feita a cerimônia Imortais. Nela, os cinco Melhores Dentistas do Mundo de 2020 (Dra. Gracimara Alves David, Dr. Itamar Francisco Teixeira, Dra. Luciana Bruzadin, Dr. Luiz Gustavo Lima de Oliveira e Dra. Rosemary Marqueti de Matos Pinheiro), além da Dra. Telma Konishi, Melhor Dentista do Mundo 2019, foram imortalizados pela Academia Brasileira de Odontologia. 

O evento anual de confraternização da Turma do Bem foi diferente de todos os demais anos anteriores. Por conta da pandemia da Covid-19, o encontro teve de mudar de formato e até de nome. Maior evento de saúde bucal e voluntariado do mundo, o “Sorriso do Bem”, no ano de 2020 foi substituído pelo “Feliz por Ajudar”, que aconteceu de maneira on-line.

A campanha “Feliz por Ajudar” teve início em novembro e foi amarrada com uma live especial, um mês depois, em dezembro, em que foi anunciado o vencedor do tradicional prêmio “Melhor Dentista do Mundo”. O músico e escritor Chico Buarque foi o primeiro nome divulgado que endossou o manifesto pela solidariedade #FelizporAjudar, no Instagram e no YouTube.

Durante a campanha, artistas, voluntários, ativistas, patrocinadores foram convidadas a responder perguntas sobre o sorriso, o voluntariado, a solidariedade, a odontologia e a Turma do Bem em vídeos com a #FelizporAjudar, para angariar fundos à organização. Teresa Cristina, Ailton Krenak, Hélio de la Peña, Guilherme Arantes, Isabeli Fontana, Preta Gil, Rodrigo Lombardi e Fatou Ndiaye foram algumas das personalidades que participaram da campanha.

Vale lembrar que após o decreto da pandemia, a TdB quase teve de fechar suas portas. Os dentistas voluntários estavam impossibilitados de atender por conta das restrições de distanciamento social, assim como a organização não podia realizar triagens, ações, eventos. As doações de patrocínio de empresas e pessoas físicas também diminuíram drasticamente. Felizmente, graças à campanhas de doação e incentivo como a #FelizporAjudar, a Turma do Bem se manteve viva e se reergueu.

Durante a divulgação da #FelizporAjudar, o público pôde votar na premiação Melhor Dentista do Mundo também pela internet. Os cem melhores voluntários do ano foram elegíveis para a votação. Contudo, além do tradicional prêmio Melhor Dentista do Mundo, a TdB consagrou outros voluntários em categorias inéditas.

A live de premiação contou com apresentações de Julia Mestre, Zé Ibarra e Jota Quest e um depoimento inédito de Caetano Veloso. A seguir, os vencedores das categorias inéditas do prêmio #FelizporAjudar:

Prêmio Voto Popular e Espelhos do Bem: Dr. Paulo Roberto Bertocchi – Farroupilha/RS

Prêmio Eternos Guerreiros: Dra. Naira Neri Santana – Umuarama/PR

Prêmio Inovadores: Dra. Rosemary Marqueti Pinheiro – Cachoeiro de Itapemirim/ES

Prêmio Agradáveis Surpresas: Dra. Angela Cordeiro Tupynambá – Belo Horizonte/MG

Prêmio Entusiastas da Sustentabilidade: Dra. Gracimara Alves David – Taiobeiras/MG

Prêmio Guerreiros da Pandemia: Dra. Irene Neves Santos – São Paulo/SP

Prêmio Melhor Captador: Dr. Walter da Silva – Bauru/SP

Um Estudante do Bem, premiação da TdB já realizada em anos anteriores, também foi eleito(a) por voto popular. Em 2020, a vencedora foi a autora da fotografia mais impactante feita por um estudante de odontologia sobre a situação odontológica de vítimas de violência social, pessoas invisíveis para a sociedade e com marcas que causam deficiências funcionais. A ganhadora foi Eduarda Lyssa Ribeiro Silva – Anápolis/GO.

No Melhor Dentista do Mundo, pela primeira vez desde a criação do prêmio, em 2010, foram premiados cinco dentistas voluntários. A decisão veio também em função da pandemia, uma vez que muitos voluntários se reinventaram para ajudar a organização. A TdB, então, encontrou um meio de homenagear mais Dentistas do Bem.

Conheça os premiados como “Melhor Dentista do Mundo” em 2020:

Gracimara Alves David – Taiobeiras/MG.
É uma das captadoras de recursos mais constantes da Turma do Bem. Muito engajada, quando não é convocada, usa de sua criatividade para criar ações e ajudar a TDB. Vale ressaltar também sua dedicação neste ano em atendimentos de Apolônias – mulheres vítimas de violência.

Itamar Francisco Teixeira – Linhares/ES.
Sempre se manteve engajado nos programas. É um ótimo representante da Turma do Bem, totalmente alinhado com os valores da organização. Faz campanhas em sua cidade para prevenção e melhoria da saúde bucal da população.

Luciana Bruzadin – São Paulo/SP.
Em pouco tempo se tornou uma das grandes representantes da TdB participando de palestras, dando entrevistas e realizando ações com os nossos patrocinadores. Seu engajamento com a Turma do Bem é inspirador!

Luiz Gustavo F. Lima Oliveira – Teresina/PI.
Durante a pandemia, foi bastante combativo. Com vários amigos e voluntários, conseguiu arrecadar 12 toneladas de mantimentos e doá-los às famílias de beneficiários da Turma do Bem e a outros moradores carentes de sua cidade.

Rosemary Marqueti de Matos Pinheiro – Cachoeiro de Itapemirim/ES.
Não mede esforços para ajudar e manter os dentistas da rede engajados. Todos os anos faz algum brinde ou presente para valorizar os voluntários e ajuda a atualizá-los sobre novas parcerias e a vantagem de apoiar as empresas que mantém a TdB. Vale lembrar que capacitou a Gracimara quando entrou na Turma do Bem e hoje, ambas são as melhores.

Em 2019, a Turma do Bem e o GRAACC se uniram para transformar a percepção do voluntariado no Brasil. Durante o festival, especialistas em diversos temas como Direitos Humanos, Meio Ambiente, Saúde e Sociedade discutiram as questões mais urgentes do nosso tempo.

No encerramento do evento, a Academia Brasileira de Odontologia fez uma cerimônia incrível no Palácio Tangará, em São Paulo, para consagrar como Imortais os dez dentistas que foram eleitos o “Melhor Dentista do Mundo” pela Turma do Bem (Tdb), nos últimos anos. 

Nessa mesma noite, no dia 25 de novembro de 2019, tivemos o nosso evento de premiação que é destinado aos melhores voluntários daquele ano, realizado no Unimed Hall, em São Paulo. A comemoração foi celebrada com o show do cantor Fábio Jr.

As finalistas foram cinco mulheres de diferentes cidades: a Dra. Lígia Maria Nogarett Pibernat, de Porto Alegre (RS), a Dra. Maira dos Santos Oliveira Rodrigues, de Caetité (BA), a Dra. Maria Cristina S. P. Souza, de Ubatuba (SP), a Dra. Rosemary Marqueti de Matos Pinheiro de Cachoeiro, de Itapemirim (ES), e a Dra. Telma Konishi Taira, de Araraquara, (SP). A tarefa de escolher quem representaria o TDB nesse ano foi muito difícil. Um júri externo, formado por diversos representantes da sociedade civil, ficou surpreso ao conhecer o trabalho da Dra. Telma Konishi, que recebeu o título de Melhor Dentista do Mundo por seu trabalho na OSCIP Turma do Bem. 

A Dra. Telma foi premiada pelo trabalho voluntário surpreendente realizado em Araraquara. Voluntária desde 2009, a profissional sempre esteve entre os nossos melhores trabalhos. Ela já foi embaixadora da TDB nove vezes e esteve entre os melhores Dentista do Mundo por dois anos. Neste ano, além de atender os adolescentes e fazer triagens, fez três bingos solidários captando recursos para a organização e orientou um dos ganhadores do concurso Estudante do Bem. Temos muito orgulho em tê-la como nossa representante!

O evento promovido anualmente pela ONG Turma do bem desde 2006 aconteceu entre os dias 02 e 07 de novembro, em Poços de Caldas, Minas Gerais. Este ano foi abrigado por uma estrutura maior, o FIIS, Festival de Inovação e Impacto Social. O festival agregou o evento anual da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, o Sorriso do Bem, da Turma do Bem, e o Fórum Melhores Práticas para saúde no terceiro setor, da Alianza Latina.

O evento reuniu, além da rede de dentistas voluntários da Turma do Bem, líderes de organizações do terceiro setor, negócios sociais, investidores ligados a finanças sociais e grandes empresas. Na programação da Turma do Bem destacamos o painel “Saúde para Todos” com o pesquisador da Fiocruz Rodrigo Stabeli, que falou da importância do SUS para o Brasil e a necessidade de considerarmos a saúde como um bem social e não só ausência de doenças. Tivemos também a brilhante palestra do procurador federal da república Marlon Weichert, com o painel “Brasil pós-eleição: onde estão e para onde irão a democracia, a Constituição e os Direitos Humanos”.

Outra palestra de bastante impacto foi a do presidente voluntário da organização, Fábio Bibancos. Numa apresentação multimídia, Fábio contou como se deu a formação da Turma do Bem e contextualizou, historicamente, a trajetória da TdB, dissertando sobre todas as dificuldades de se ter uma ONG no Brasil. A Turma do Bem apresentou ainda em primeira mão o documentário dirigido pela atriz Lu Grimaldi, “Pedaços de Ana”. O documentário narra a história de Ana Claúdia, beneficiária do projeto Apolônias do Bem. Também destacamos a participação da atriz Denise Fraga e do ator e pesquisador Rodrigo Lopez. O festival contou ainda com uma programação musical com shows de Renato Godá, da percussionista Lan Lahn e de Tiago Abravanel, que encerrou o evento.

Como todos os anos, a ONG revelou em premiação quais foram os 5 melhores dentistas do mundo – neste ano, a lista foi composta por cinco mulheres: Bruna Thais Tedesqui, de São José do Rio Preto (SP), Telma Konishi, de Araraquara (SP), Thassia Roberta Macedo, de Jaboatão dos Guararapes (PE), Beatriz Adriana Villanueva, de Nanchital (México), e Maria Cristina Souza, de Ubatuba (SP). As cinco dentistas foram escolhidas seguindo os seguintes critérios: maior número de atendimentos, número de triagens e quantidade de novos voluntários para a rede. São levadas também em consideração ações como captação de recursos e relacionamento com a mídia.

Na edição de 2018 do Sorriso do Bem, Beatriz Adriana Villanueva, de Nanchital, no México, foi eleita a Melhor Dentista do Mundo pela Turma do Bem. Beatriz atua como voluntária do projeto Dentista do Bem desde 2015 e é a primeira latino-americana a ganhar o prêmio. Em sua cidade e região, apesar dos conflitos políticos permanentes, ela tem uma militância constante e muito significativa na Turma do Bem. A dentista mexicana atingiu um recorde de cadastro de dentistas e triagens, com um crescimento de 269% em relação a 2017. Além de Nanchital, ela coordena mais cinco cidades e trouxe mais duas cidades para o projeto de 2017 para 2018. A profissional ainda fez onze triagens fora da sua cidade natal e foi a única latina que conseguiu fazer captação de recursos.

Mais de mil pessoas participaram do Sorriso do Bem 2017, que ocorreu na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais. Estiveram lá dentistas, personalidades, palestrantes e artistas, como Pabllo Vittar e Mark Lambert, que se apresentaram no evento. Marcaram presença também Angela Dip, João Vitti, Cássio Scapin, Thiago Adorno, Talita Castro, Rodrigo Lopez, Paula Cohen e Milhem Cortaz.

 

O embaixador Leonardo Assis Costa, da Bahia, ganhou o título de Melhor Dentista do Mundo 2017, e não foi à toa. Ele bateu o recorde de maior captação de recursos para a Turma do Bem, e trouxe para nossa causa 24 novos Dentistas do Bem, em uma performance inigualável em todo nordeste do Brasil. A cerimônia de premiação aconteceu no Casino do Palace Hotel, em Poços de Caldas, e teve como lema “Cuidar, Sorrir e Amar”.

Ao lado de Leonardo, também foram premiados os outros quatro dentistas Meire Almeida, de Ilhéus (BA), Garbes Grespan, de Itu (SP), Daiz Nunes, de Macapá (AP), e Beatriz Collins, de Nanchital (México).

A cerimônia também selecionou o Estudante do Bem – aquele que produz o melhor painel com um relato de um caso clínico mostrando a realidade social e odontológica de jovens de baixa renda. O estudante vencedor foi Bruno José Linhares, de Natal (RN).

O Sorriso do Bem 2016 aconteceu na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais. Neste ano, o Sorriso do Bem teve como eixo central o tema empatia e contou com a participação do médico Marco Antônio de Carvalho Filho, criador de um curso sobre o tema para alunos de medicina na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do historiador Leandro Karnal e dos escritores Valter Hugo Mãe, Rodrigo Fiuza e Thalita Rebouças.

O evento contou ainda com as presenças dos atores Eriberto Leão, João Vitti, Ademir Emboava e Bernardo Bibancos, das atrizes Lu Grimaldi, Nathália Timberg e Renata Castro; da escritora Thalita Rebouças; da Miss Brasil Raissa Santana e da Miss São Paulo Sabrina de Paiva. Chico Buarque gravou uma participação especial em apoio ao programa Apolônias do Bem.

Osvaldo Magro Filho, de Araçatuba (SP), foi eleito o Melhor Dentista do Mundo pela Turma do Bem. O anúncio foi feito no dia 4 de novembro de 2016, em Poços de Caldas (MG), durante o Sorriso do Bem. As cerimônias de premiação ocorreram no tradicional Palace Casino e tiveram como mestres de cerimônia os atores Rodrigo Santoro e Mel Fronckowiak, além de interpretação musical de Miranda Kassin. A direção foi de Marcelo Várzea.

Na Turma do Bem desde 2008, Osvaldo é doutor em odontologia e professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista). O coordenador regional do programa Dentista do Bem em Araçatuba (SP) é o bicampeão do prêmio, algo inédito nos 15 anos de história da ONG.

“Quando eu percebi que a crise econômica estava parando o país, mobilizei meus amigos, meus familiares, pessoas da minha região para tentar levantar fundos. No meu aniversário de 50 anos, as pessoas não me davam presente, mas faziam uma doação para a Turma do Bem”, disse Osvaldo na época, sobre o diferencial em sua atuação.

Além de colaborarem com a captação de recursos, os coordenadores são responsáveis por triagens de possíveis beneficiários. Também têm a missão de impactar políticas públicas, sugerindo projetos de lei que prevêem a distribuição do kit de higiene bucal (escova, pasta e fio). Precisam conquistar novos dentistas voluntários para a rede. E atender crianças, jovens e mulheres vítimas de violência.

A ONG também classificou os dentistas que não são coordenadores – e que são avaliados por algum trabalho de destaque. Neste ano, o vencedor foi Alailson Domingos dos Santos, de Ilha Solteira (SP), voluntário há seis anos e que realizou várias triagens na região. 

O público também elegeu a cidade mais solidária do mundo, uma votação em que os internautas escolhem um coordenador da rede com base na área de atuação. Com 33.188 votos, a vencedora foi Nara Macedo, de Uberlândia (MG).

Na categoria Estudante do Bem – que estimula estudantes de odontologia a produzir painéis com relatos de casos clínicos que evidenciem a realidade social e odontológica de uma criança ou adolescente de baixa renda – houve dois vencedores. 

A estudante Rebeca Soares Pereira, de Campina Grande (PB), foi escolhida em votação interna. O estudante eleito pelo público foi Fábio Augusto Alves, de Natal (RN). O aluno do quarto ano da Universidade Potiguar recebeu 77.244 votos.

Ainda durante o Sorriso do Bem 2016, a TdB anunciou o início do oferecimento de tratamento odontológico integral e gratuito a mulheres transgêneras no âmbito do programa Apolônias do Bem.

A décima edição do Sorriso do Bem ocorreu na cidade de São Bento do Sapucaí, no interior de São Paulo, e teve a participação de 500 profissionais e convidados de 14 países. O periodontista Eric Franco foi eleito o Melhor Dentista do Mundo no Sorriso do Bem 2015, prêmio dado pela Turma do Bem. Eric nasceu em Bauru, em São Paulo, e se mudou para Brasília em 2003, quando começou a trabalhar na Universidade Católica de Brasília como professor universitário na área de odontologia. Lá, desde 2009, passou a discutir o papel do terceiro setor em disciplina do primeiro semestre do curso.

“Mais de 580 calouros já passaram por ela e discutiram o tema. O objetivo é dar uma sacudida, um choque logo no início do curso para que todos conheçam a realidade da odontologia no país que vivemos. A reação deles é fantástica”, contou Eric na época. “Nosso objetivo é formar estudantes que não pensem de maneira tecnicista e mercantilista como alguns profissionais fazem”, completou.

Com isso, além de atender os beneficiários, desempenhou um papel incrível com o Programa Estudantes do Bem – como coordenador regional e um dos principais porta-vozes da TdB, trouxe 40 novos profissionais cadastrados à rede. Além do Dr. Eric, foram finalistas do prêmio Melhor Dentista do Mundo 2015 o Dr. Leonardo Assis Costa, de Salvador (BA), o Dr. Bratsson Farfan, de Lima (Peru), a Dra. Selma Rocha, de Curitiba (PR),  e a Dra. Gracimara David, de Taiobeiras (MG).

Nos moldes da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) e do Fórum Econômico Mundial de Davos, a ONG Turma do Bem fechou uma cidade inteira – São Bento do Sapucaí, no interior de São Paulo – para receber 500 convidados de 14 países. A proposta foi discutir como colocar a odontologia na pauta da saúde pública e como o voluntariado e o terceiro setor podem alavancar esse processo. 

“Ainda vemos famílias inteiras dividindo uma escova de dente por ano. Somos referência em genéricos, mas não temos pasta, escova e fio dental distribuídos em postos de saúde. Até hoje, a saúde bucal nunca foi prioridade em nenhum governo. A falta de acesso à odontologia é uma exclusão”, afirmou o presidente voluntário da Turma do Bem, Fábio Bibancos, na época. “Pessoas num país que é a sétima maior economia do mundo e que no século 21 ainda padecem de miséria bucal são mais do que excluídas, são vítimas”, acrescentou o filósofo Mario Sergio Cortella, um dos 11 palestrantes do evento.

Com o objetivo de ampliar os atendimentos e reduzir a exclusão, os dentistas participaram, durante quatro dias, de palestras, capacitações e trocas de experiências entre os voluntários do Brasil, da América Latina e de Portugal. À noite, festas de rua puxadas por bonecões gigantes e sob o comando do DJ Marcos Preto e da banda Bamboa Samba Club celebraram as conquistas da ONG. 

O evento contou com as palestras do poeta e jornalista Fabrício Carpinejar; do empreendedor Felipe dos Santos Machado, criador de uma tecnologia que transforma tubos de pasta de dentes em tábuas; do músico e compositor Marcelo Yuka; do mineiro chileno Mario Sepúlveda Espinace, que ficou preso em uma mina por 69 dias; e do publicitário Percival Caropreso. Além de discutir modelos de saúde, a Turma do Bem convidou os empreendedores sociais Clarisse Sette Troisgros, que desenvolveu o projeto Garçom Carioca, e o médico Eugenio Scannavino, criador do projeto Saúde e Alegria, para contar suas experiências à frente de organizações do terceiro setor.

Na última noite do evento, que foi acompanhada por 43 mil pessoas, foi anunciada a voluntária com melhor desempenho na ONG. Ana Carolina Massaro, 43 anos, foi eleita por um júri da sociedade civil a Melhor Dentista do Mundo, destacando-se tanto no atendimento a beneficiários e na coordenação de dentistas voluntários de sua cidade, Marília (SP), quanto no impacto em políticas públicas. Responsável, por exemplo, pela concessão de passagem gratuita para que beneficiários e acompanhantes conseguissem comparecer às consultas, ela quer deixar um legado. “Daqui a um ano, eu gostaria que todos tivessem esse ‘case’ para estar aqui, porque isso significa que mais crianças e jovens estariam na cadeira do dentista”.  A programação foi ancorada pela atriz e modelo Mel Fronckowiak e pelo ator e apresentador Thiago Adorno. Maria Gadú e Wanda Stuart cantaram na premiação e as atrizes Angela Dip, Flávia Garrafa, Lu Grimaldi, Nanda Costa e Vanessa Gerbelli marcaram presença no evento. 

Além dela, foram premiados Eric Jacomino Franco, de Brasília (DF), Osvaldo Magro Filho, de Araçatuba (SP), Rafaela Nazaré de Oliveira, de Denise (MT) e Vanessa Leal Tavares Barbosa, de Vitória (ES), como os cinco melhores coordenadores regionais de 2014. Mónica Alejandra García Toro, de Bogotá, na Colômbia, levou o prêmio de melhor coordenador internacional. Os cinco melhores dentistas da rede de voluntários Kelly Juliane de Souza, de Ourinhos (SP), Mauro Humberto Carvalhaes Timo, de Salvador (BA), Nívea Ferreira Tavares, de Ubatuba (SP), Renata Descio, de Pindamonhangaba (SP) e Susane Carvalho Lopes Nery, de Teresina (PI) também foram premiados. O estudante Carlos Eduardo Fraga, da Uninove, de São Bernardo do Campo (SP), foi escolhido como o Estudante do Bem e Olinda (PE) como a cidade mais solidária, a partir de votação popular.

O Sorriso do Bem 2013, que marcou a oitava edição do evento, foi realizado no Teatro Alfa, em São Paulo. O evento teve início justamente em 25 de outubro, data em que se comemora o Dia do Dentista. Pensando nisso, a TdB preparou uma manifestação em prol da saúde bucal, que foi realizada em pleno parque do Ibirapuera. Depois, seguiram-se três dias de palestras, cursos e debates, que tiveram por função dar o suporte necessário para que eles possam desenvolver o seu trabalho, não só como voluntários, mas também como profissionais da área de saúde.

Um dos destaques dessa capacitação foi a participação de palestrantes como Ju Colombo, Thiago Vieira Marçal, Adauto Emmerich, Luiz Bouabci, Tammy Allersdorfer, Virgínia Casagrande (1ª dama do Espírito Santo), deputada Luzia Toledo e Leonardo Sakamoto.

No dia 28 de outubro, a TdB concedeu o título de Melhor Dentista do Mundo de 2013 para a cirurgiã-dentista Nícia de Mattos Paranhos Arruda, de São Paulo. Durante duas horas, os Dentistas do Bem e demais convidados puderam assistir a um belíssimo espetáculo de premiação, que contou com a participação de Mart’nália e Paulinho Moska, num espetáculo com a assinatura do diretor William Pereira.

Nícia de Mattos Paranhos Arruda foi escolhida graças a seu incansável trabalho para expansão do projeto Dentista do Bem. Colocada entre os cinco melhores coordenadores da rede em 2010 e 2011, em 2012 só não repetiu o feito porque fez parte do júri que elegeu os cinco melhores trabalhos do ano. Agora, em 2013, é o ano do reconhecimento do trabalho incrível que ela vem realizando como coordenadora de duas cidades, Barra Bonita e Igaraçu do Tietê, em São Paulo. Seu trabalho, organizado e incansável, é o símbolo máximo da continuidade que a TdB pretende replicar. Há quatro anos, ela realiza o trabalho mais constante da organização.

 

Em 2013, ela realizou duas triagens (que foram suficientes para abastecer todos os dentistas da rede, colocando mais 77 crianças em atendimento) e cadastrou 15 novos dentistas, sendo oito de outros municípios, pois todos os profissionais de Igaraçu de Tietê já são Dentistas do Bem. Ao esbarrar nos limites das suas cidades, Nícia se reinventa e inventa o projeto em outros lugares. Num ano onde o papel feminino e maternal ficou bem assinalado nos 5 Melhores Coordenadores Regionais, o prêmio de Melhor Dentista do Mundo foi entregue à periodontista reconhecida por todos como “a mãe da TdB”.

Ana Carolina Massaro, de Marília (SP), Jakeline Dantas Tavares, de Pelotas (RS), Rosemary Marqueti de Matos Pinheiro, de Cachoeiro de Itapemirim (ES) e Selma dos Reis Rocha Santos, de Curitiba (PR) e Cubatão (SP), também foram outras quatro finalistas ao prêmio. 

A sétima edição do Sorriso do Bem foi realizada no Teatro Abril, em 2012. A Turma do Bem realizou uma capacitação para cerca de 400 dentistas da rede. Foram quatro dias de palestras, cursos e debates, que tiveram por função dar o suporte necessário para que eles possam desenvolver o seu trabalho, não só como voluntários, mas também como profissionais da área de saúde.

Um dos destaques dessa capacitação foi a participação de palestrantes como Ciro Bottini, Monja Coen, Olga Bongiovanni e Luiz Felipe Pondé, além de empreendedores sociais de renome internacional como Albina Ruiz (Ciudad Saludable, Perú), Carlos Cruz (Cauce Ciudadano, México) e Sérgio Mindlin (Instituto Ethos, Brasil).

No SDB 2012, a Turma do Bem concedeu o título de Melhor Dentista do Mundo para o cirurgião-dentista Osvaldo Magro Filho, de Araçatuba (SP). Durante 2 horas de premiação, os Dentistas do Bem e demais convidados puderam assistir a um belíssimo espetáculo, que contou com a participação de Maria Gadú e da cantora portuguesa Mariza.

Osvaldo Magro Filho foi escolhido graças a seu incansável trabalho para expansão do projeto Dentista do Bem, o que resultou em um número surpreendente de crianças na cadeira do dentista. Ele aumentou o número de atendimentos em quase 80% em Araçatuba, onde ampliou também a rede de dentistas voluntários.

Sua atuação, porém, não se restringiu à cidade onde mora e trabalha. O Dr. Osvaldo participou ativamente das diversas frentes de atuação da TdB em prol da saúde bucal. Cadastrou voluntários em outros municípios, identificou novos coordenadores para o projeto Dentista do Bem em Dracena e Bilac, ambas em São Paulo, ativou o projeto em Ilha Solteira, Valparaíso e Andradina, fazendo triagens e capacitando coordenadores nessas cidades paulistas.

Além disso, atuou na área de políticas públicas em Araçatuba e Ilha Solteira, propondo o pacto pela saúde bucal para os candidatos a prefeito nessas cidades. Foi o orientador de um graduando de odontologia que participou do concurso Estudante do Bem e trabalhou na captação de recursos para a TdB. Sempre com a ajuda de sua secretária, Michelle Marques Martins, que foi uma das finalistas do Sorriso do Bem 2012 na categoria Secretária do Bem.

Eric Franco, de Brasília (DF), Leonardo Costa, de Salvador (BA), Magali Arantes e Walter Silva Jr., de Bauru (SP), e Rosemary Marqueti, de Cachoeiro de Itapemirim (ES), também fizeram excelentes trabalhos ao longo do ano e disputaram até o último segundo o título de Melhor Dentista do Mundo.

A sexta edição do Sorriso do Bem aconteceu no Teatro Bradesco, na capital paulista. A TdB realizou uma capacitação para cerca de 400 dentistas da rede. Foram quatro dias de palestras, cursos e debates, que tiveram por função dar o suporte necessário para que eles possam desenvolver o seu trabalho, não só como voluntários, mas também como profissionais da saúde. Um dos destaques dessa capacitação foi a presença de Pamela Hartigan, empreendedora social, catedrática da Universidade de Oxford, da Inglaterra, e ex-diretora da Schwab.

Além dela, Contardo Calligaris, Fábio Feldman, Soninha Francine, Celso Grecco, entre outros intelectuais, discutiram temas como saúde pública, empreendedorismo social, psicologia e até marketing para clínicas de saúde. Outro destaque foi a atividade artística realizada junto com o artista plástico Vik Muniz: os voluntários montaram uma escultura de escovas e pastas de dentes usadas, que foi fotografada e se tornou um pôster com renda revertida para a TdB.

Para a premiação do Melhor Dentista do Mundo, os Dentistas do Bem e demais convidados puderam assistir a um belíssimo espetáculo circense protagonizado pela trupe do circo Tholl. Entre um número e outro, um elenco formado por Gabriela Duarte, Tarcísio Filho, Leonardo Miggiorin, Edgard Piccoli, Mel Lisboa, Maria Paula, Mariana Weickert, Olga Bongiovanni e outras celebridades, entregou os prêmios aos grandes vencedores da noite. Já os números musicais ficaram por conta das cantoras Preta Gil e Luciana Alves e do violonista Chico Pinheiro. 

O título de Melhor Dentista do Mundo de 2011 foi para a Dra. Luciana Bason, de Pindamonhangaba (SP). A Dra. Luciana foi escolhida graças ao grande impacto social de seu trabalho. Ela conseguiu mobilizar um número enorme de dentistas da cidade e ampliar o número de atendimentos, exercer uma excelente tutoria no projeto Assistente do Bem, entre outras ações que fizeram com que mais jovens chegassem pela primeira vez à cadeira do dentista. E para coroar o trabalho, a Dra. Luciana ultrapassou os limites de Pindamonhangaba. Após se destacar nas conferências municipais e regionais de saúde, ela se elegeu delegada estadual da saúde e representou as idéias da TdB na Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília. A escolha dos melhores coordenadores e do Melhor Dentista do Mundo foi feita por um júri formado por vários profissionais representando a sociedade.

A 5ª edição do Sorriso do Bem, realizado em 18 de outubro de 2010, no HSBC Brasil, em São Paulo, foi apresentada por importantes personalidades, que se emocionaram ao homenagear os voluntários da Turma do Bem. Alice Braga, Rodrigo Lombardi, Glória Menezes, Tarcisinho, Sarah Oliveira, Daniela Cicarelli, Lu Grimaldi, Eliana, Luisa Mell, Chiara Gadaleta e Dudu Bertholini foram alguns dos apresentadores da cerimônia, que contou também com as cantoras Paula Lima, Simone Gutierrez e Eugênia de Melo e Castro.

Além de homenagear parceiros e empresas, o Sorriso do Bem celebra anualmente o engajamento dos dentistas voluntários da TdB, atuantes em todo o Brasil, Portugal e em dez países da América Latina. Quem arrancou gargalhadas dos convidados foi o comediante Otávio Mendes, ao encarnar suas personagens Xanaína e Irmã Selma.

As novidades deste ano foram a premiação do Melhor Dentista do Mundo – entregue à dentista voluntária do Rio de Janeiro, Carmen Falcon –, e a coreografia de Carol Macário – embalada pela canção “Ain’t no mountain high enough”, criada para celebrar os resultados de 2010. O fado interpretado pela cantora portuguesa Eugênia de Melo e Castro e as músicas interpretadas por Paula Lima emocionaram a plateia, composta por mais de 250 dentistas voluntários, colaboradores e amigos da Turma do Bem. A renomada atriz e diretora de teatro Mika Lins dirigiu e assinou a cenografia deste ano. 

A quarta edição do Sorriso do Bem, realizada no Citibank Hall, em São Paulo, reuniu mais de 200 dentistas convidados de todo o Brasil, além de artistas conhecidos do público, como Rodrigo Lombardi, Marcelo Antony, Lu Grimaldi, Daniela Cicarelli, José Rubens Chachá e Ari França. Em grande noite de homenagem aos voluntários do projeto Dentistas do Bem, a Turma do Bem revelou os nomes dos dentistas, parceiros, empresas e instituições que se destacaram ao longo do ano em suas cidades.

Paula Lima, Wilson Simoninha, Luciana Alves e Mariana Belém, com a mãe, Fafá de Belém, interpretaram sucessos de Guilherme Arantes durante o prêmio organizado pela TdB. Guilherme Arantes emocionou a todos cantando a música “Eu vou fazer”, que compôs especialmente para a ONG. A noite de premiação contou também com algumas performances de Wilson de Santos.

Os principais premiados foram: Luiz Alberto de Aguirre, de Campinas (SP), como Melhor Dentista do Bem 2009, e Fernando Augusto Aparecido, de Guarulhos (SP), como Melhor Coordenador do Bem 2009. Como homenageados especiais, a ONG premiou os parceiros: Trident, EDP e Cacá Ribeiro.

No mês de setembro, a Turma do Bem realizou, no Auditório da FIESP, em São Paulo, a terceira edição do Sorriso do Bem, evento de premiação do voluntariado de sua rede. No ano de 2008 a cerimônia foi apresentada por Daniela Cicarelli, Tarcísio Filho, Mônica Torres, Eliana, Maria Cândida, Preta Gil e Cláudia Liz, que entregaram 37 prêmios para empresas, instituições, parceiros, jornalistas, voluntários, dentistas e coordenadores do projeto Dentista do Bem.

A cantora Vanessa Jackson interpretou uma música composta especialmente para a Turma do Bem, acompanhada por 20 crianças do Projeto Guri – projeto que oferece cursos gratuitos de música para crianças do estado de São Paulo.

A noite contou ainda com a presença dos atores Ilana Kaplan, Marcelo Mansfield, Lu Grimaldi, Leopoldo Pacheco, Mika Lins, Lígia Cortez e  Joaquim Lopes, encenando esquetes baseadas em depoimentos de pessoas envolvidas no projeto Dentista do Bem. O premiado Ulisses Cohn dirigiu o espetáculo além de assinar a cenografia, com figurinos de Cássio Brasil, iluminação de Maneco Quinderé e produção de Cacá Ribeiro. O prêmio de Melhor Coordenador ficou com Adriana Papel Dib, de São Luís de Montes Belos (GO), e o troféu de Melhor Dentista do Bem foi para Rafael Alves de Lara, de São Paulo (SP).

No mesmo fim de semana da premiação, 180 Coordenadores Regionais do projeto Dentista do Bem participaram dos cursos de capacitação, para valorizar e aprimorar o trabalho desenvolvido em todo o Brasil.

Em 2007, o Sorriso do Bem foi realizado no Teatro Raul Cortez, em São Paulo, e contou com a participação da apresentadora Eliana, dos atores Jonathan Haagensen, Bárbara Paz, Iara Jamra, Suzana Alves, Rubens Caribé, Samantha Schmutz, Leonardo Miggiorin, Lu Grimaldi e shows de Guilherme Arantes e Luciana Mello. Daiz Nunes, de Macapá (AP), levou para casa o prêmio de Melhor Coordenador do ano e Marcelo Saran foi premiado como o Melhor Dentista do Bem em 2007.

Evento Sorriso do Bem realizado em 2006. Confira as fotos!