Turma do Bem Blog

Notícias Turma do Bem

Sorriso do Bem 2023


“Quem são nossos heróis?” foi tema do Sorriso do Bem 2023, maior evento de saúde bucal e voluntariado no mundo

Evento para capacitar e conectar os voluntários da organização ocorreu no Rio de Janeiro 

 

Nos dias 20 e 21 de outubro, a Turma do Bem levou ao Rio de Janeiro o maior evento de saúde bucal e voluntariado do mundo, promovido pela instituição desde 2006, o Sorriso do Bem. O evento, que aconteceu no hotel Windsor Marapendi, reuniu cerca de 120 pessoas, dentre dentistas, estudantes, psicólogos, patrocinadores, parceiros e convidados. Com o intuito de aprimorar o trabalho voluntário e seu impacto na sociedade, foram realizadas várias palestras e debates. 

Nesta edição, “Quem são nossos heróis?” foi o tema escolhido para guiar todas as discussões do evento, bem como de produtos externos que foram produzidos também para o público que não compareceu ao encontro, tornando o Sorriso do Bem híbrido pela primeira vez. O tema é uma homenagem a quem se dedica na busca de uma sociedade igualitária por meio do voluntariado. Os cinquenta dentistas voluntários da Turma do Bem que mais realizaram ações em prol da organização durante o ano foram convidados para comparecer ao evento de forma presencial. 

 

Após uma recepção de boas-vindas na praia da Barra da Tijuca, promovida pela Odontoprev, os dentistas foram recebidos oficialmente ao evento com as palavras de abertura de Marina Caruso, editora-chefe da revista Ela, do jornal O Globo, e de Fernando Santos, diretor de projetos da Turma do Bem. 

 

Na sequência, o historiador Luiz Antônio Simas realizou uma palestra sobre a importância do riso e sua relevância histórica para as mais diversas culturas, especialmente a dos bantos, da região da Angola, e dos iorubás, da região da África Ocidental. Em meio às discussões, as apresentações dos palestrantes foram feitas pelos mestres de cerimônia, o ator João Vitti e a atriz Lu Grimaldi. 

 

 

O psicólogo Renato Caminha subiu ao palco após Simas e trouxe as mais diversas reflexões sobre empatia, sobretudo destrinchou como a emoção é treinável e essencial para o ser humano. O presidente voluntário da Turma do Bem, Dr. Fábio Bibancos, foi o próximo palestrante a falar aos convidados. E, então, foi esmiuçado o tema “Quem são nossos heróis?”, primeiramente por meio da série “Bibliotheca do Sorrir”. A produção tem apresentação do presidente voluntário, roteiro de Newton Moreno, pesquisa de Almir Martines e direção de Bernardo Bibancos. Os seis episódios, que enaltecem o sorriso e a profissão do dentista por meio da poesia e da dramaturgia, já estão disponíveis no canal do YouTube do Dr. Fábio Bibancos. 

 

 

Após a exibição dos episódios, os convidados assistiram a um debate, mediado pelo Dr. Fábio e composto pela historiadora Flavia Ricca, a dentista Fernanda Carrer e o curador de arte Marcos Rosa. Os quatro abordaram o tema “Quem são nossos heróis?” e falaram principalmente sobre uma exposição virtual que foi criada no metaverso com a temática, a qual ajudaram a construir. Disponível em nossosherois.com.br, a experiência, produzida com o apoio do Ministério da Cultura, aborda a história da odontologia no Brasil, o surgimento de programas governamentais, a criação da Turma do Bem e a importância do voluntariado. 

 

 

Também parte da temática “Quem são nossos heróis”, enquanto o debate acontecia no Rio de Janeiro, a Rua da Consolação, em São Paulo, foi palco de uma projeção da Turma do Bem no prédio do CREMESP, realizada pelo grupo Projetemos. Foram exibidos para as milhares de pessoas que passaram pelo local dados e imagens impactantes que chamam atenção para a causa da saúde bucal no Brasil. 

 

 

Para fechar o primeiro dia de evento, o Dr. Fábio Bibancos apresentou os dez melhores dentistas voluntários da Turma do Bem de 2023 e deu início a votação para o Melhor Dentista do Mundo. Os próprios Dentistas do Bem votam para eleger o premiado, que é escolhido com base em diversos critérios, como número de atendimentos, número de triagens, arrecadação de fundos, cadastro de novos voluntários, participação em políticas públicas, divulgação da causa, entre outros. A premiação será realizada em São Paulo em dezembro. 

 

 

Paralelamente às apresentações dos palestrantes, a equipe do podcast Podsondar esteve no Sorriso do Bem realizando entrevistas com os dentistas voluntários, palestrantes e convidados. Na noite de sexta-feira (20 de outubro), o público do Sorriso do Bem foi até o Rio Scenarium – Pavilhão da Cultura, no centro do Rio de Janeiro, assistir a uma apresentação de stand up comedy. 

 

 

A manhã do segundo dia de Sorriso do Bem 2023 teve início com a apresentação de Amanda Monteiro, diretora da Turma do Bem, sobre os principais acontecimentos da organização no ano. O conselheiro Fabio Humberg ainda foi apresentado oficialmente como novo vice-presidente da TdB e, ao lado da diretora, relatou as metas para o próximo ano. Ele também anunciou os oito novos conselheiros da organização: Alfieri Virgilio Casalecchi, Ana Carolina Massaro, Carolina Maria Mazzotti Wilchez, Eric Franco, Fernanda Carrer, Itamar Teixeira, Manoel Araújo e Márcio Elias Rosa. 

 

 

Na sequência, a jornalista e cientista social Mariana Mandelli e o teólogo Antonio Carlos Costa participaram de um debate mediado pela jornalista e conselheira da Turma do Bem, Micheline Alves. Os dois responderam perguntas sobre as disputas da milícia no Rio de Janeiro, falaram sobre a falência e reconstrução da esfera pública no país e como esse assunto é abordado na internet na era das fake news. O historiador Michel Gherman foi o entrevistado seguinte de Micheline Alves, que explicou o cenário de guerra entre Israel e Palestina, além de abordar a temática do extremismo. 

 

 

Os dentistas Victor Hugo de Paula e Alexandre Severo, sócios da Ayo Saúde, também foram entrevistados por Micheline Alves. A temática do debate foi a perspectiva da cultura negra para a odontologia e a criação da Ayo Saúde, uma clínica multidisciplinar afrocentrada. Após o almoço, o público do SDB foi convidado a se dirigir ao subsolo do Windsor Marapendi, onde estava sendo realizado o congresso de psicologia Concriart 2023. A palestra do psiquiatra Ricardo Krause, sobre o funcionamento das mentes por trás dos massacres, foi direcionada ao público dos dois eventos. 

 

 

No espaço do Sorriso do Bem, a gestora acadêmica e consultora educacional Luciane Lúcio discorreu acerca de acolhimento e comunicação e como essas práticas podem ser diferenciais na formação do profissional da saúde. 

 

 

Na sequência, os convidados voltaram ao palco do Concriart para assistir ao lançamento do Psicólogos do Bem, novo programa da Turma do Bem que oferece acompanhamento psicológico gratuito aos beneficiários da organização. A apresentação foi feita pelo Dr. Fábio Bibancos e por Renato Caminha, diretor do InTCC, um instituto de ensino, pesquisa e prática clínica na área das Terapias Cognitivo-Comportamentais e da Terapia Familiar, que foi um dos braços da criação do projeto. Os psicólogos que estavam participando do Concriart foram então convidados a se cadastrarem como voluntários do Psicólogos do Bem.

 

 

Para finalizar as palestras do Sorriso do Bem 2023, de volta ao seu espaço original, o jornalista e ex-beneficiário da Turma do Bem, Eduardo Carvalho, conversou com beneficiários da organização sobre as vivências de cada um antes e depois de realizarem o tratamento odontológico. 

 

 

Encerrando o evento com chave de ouro, o público do SDB foi à quadra da Unidos da Tijuca acompanhar a escolha do samba enredo da escola. Mais uma vez, o Sorriso do Bem foi um sucesso. A Turma do Bem agradece a presença e o prestígio de cada um que compareceu ao evento. Obrigado, Dentistas do Bem, palestrantes, patrocinadores, parceiros e convidados. 

 

Você também pode gostar:

Dr. Fábio Bibancos no “Conversa com Bial”

Fundador da Turma do Bem, Dr. Fábio Bibancos foi convidado da semana no “Conversa com Bial”, da TV Globo  Após quatro anos, esta foi primeira vez que um cirurgião-dentista esteve no programa para falar sobre saúde bucal e voluntariado no Brasil   Fundador da Turma do Bem, o Dr. Fábio Bibancos foi o convidado do […]

Ler mais >

“Ressignificou a minha vida”: a história do Dentista do Bem Itamar Teixeira

A história de um voluntário de longa data da Turma do Bem, que exerce seu trabalho com maestria   Um dos valores da Turma do Bem, “fazer pelo outro o que gostaríamos que fizessem pelos nossos filhos”, chamou tanto a atenção do Dr. Itamar Francisco Teixeira, em 2008, que o cirurgião-dentista resolveu se tornar um […]

Ler mais >

A transformação do sorriso de Ryan Gabriel

Muitos anos se passaram até que o garoto de 11 anos de idade pudesse começar a mudar algo que sempre quis, o seu sorriso   A história difícil de Ryan Gabriel de Jesus Rosa com seus dentes começou há muitos anos atrás, quando o menino ainda tinha três anos de idade. Duas quedas de boca […]

Ler mais >