A transformação do sorriso de Ryan Gabriel
Muitos anos se passaram até que o garoto de 11 anos de idade pudesse começar a mudar algo que sempre quis, o seu sorriso
A história difícil de Ryan Gabriel de Jesus Rosa com seus dentes começou há muitos anos atrás, quando o menino ainda tinha três anos de idade. Duas quedas de boca ao chão deixaram marcas na dentição do menino até a pré-adolescência, suspeita a mãe Vanusa de Jesus. “A doutora, na época, falou que logo ia ficar bem. Não entendo até hoje o porquê dos dentinhos dele terem ficado assim”, diz ela. Vergonha de sorrir, de tirar foto, dores na boca e até dificuldade para se alimentar eram situações comuns na vida de Ryan antes de conhecer a Turma do Bem.
“Eu fui muitas vezes ao SUS para tentar tratamento odontológico para ele”, conta a mãe sobre quando as reclamações de Ryan começaram. No entanto, como o caso do menino já estava complexo, os postos de saúde afirmavam que não era possível realizar o tratamento. “Eles diziam que teria que ser particular”, completa. Esta é uma realidade distante da família, uma vez que Vanusa está desempregada e se mantém atualmente com auxílio do governo. Ela é a chefe da família e, além de Ryan, tem outra filha.
Em dezembro passado, Vanusa conheceu o trabalho da Turma do Bem por meio de uma organização que ajuda a comunidade onde mora, no bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro. “Ele ficou muito feliz, muito animado. E eu também fico muito feliz. Porque mãe sente a dor e a tristeza do filho. Eu vi que ele não gostava de sorrir muito, ficava tímido. Agora ele está muito feliz”, relata Vanusa.
Após sete meses de consultas ao dentista, as dores se interromperam. A vergonha de sorrir também está deixando de fazer parte da rotina de Ryan, agora com 11 anos. O garoto está utilizando um aparelho móvel expansor para tratar a falta de espaço entre os dentes. O aparelho fixo está programado para vir em seguida. “Os dentistas que cuidaram do Ryan são ótimos, nós fomos muito bem atendidos”, finaliza Vanusa, agradecendo aos cuidados prestados pela Turma do Bem na vida de seu filho.