Adolescente volta a sorrir após anos com dores nos dentes
Viver com dores nos dentes era uma realidade que Gabriel de Souza Paixão, de 16 anos, enfrentava há bastante tempo, até encontrar a Turma do Bem. Morador do Rio de Janeiro, se deparou com uma triagem odontológica da organização em meados de 2023. Após ser selecionado como beneficiário do programa, as dores de Gabriel rapidamente ganharam data para acabar: com cerca de um mês de tratamento, Fabiele Souza, mãe do menino, afirmou que “já estava dando bastante resultado”.
Vários dentes do garoto estavam cariados e um deles já tinha até “quebrado”, além de ter um buraco, segundo a mãe, por tamanha deterioração. “Ele sentia dor frequentemente”, disse Fabiele. “Ele sempre me falava para levar ele ao dentista. Mas eu não tinha condição. Eu cheguei a fazer um orçamento no particular, mas não consegui pagar”, explicou. Atualmente, a família de Gabriel, composta pelos pais e três filhos, se sustenta apenas com os ganhos da mãe, que é faxineira. O pai está desempregado.
Devido a situação odontológica complexa de Gabriel, Fabiele tentou buscar o tratamento pelo SUS. “Aonde eu moro, não tem posto de saúde. Eu tentei levar em um posto vizinho várias vezes, mas não se achava dentista. E eu não conseguia marcar”, justificou. Com o início das consultas na Dentista do Bem, o menino ficou bastante animado. “Ele tá gostando. Logo nas primeiras consultas, ele chegou em casa e me mostrou um dente que a Dra. recuperou. Estava quebrado, e agora nem parece que tinha nada”, comemorou Fabiele.
Gabriel já realizou uma restauração, uma limpeza e um canal, mas ainda estão previstos outros tratamentos endodônticos para ele. A mãe conta que a voluntária que está cuidando do seu filho é muito “educada, atenciosa e gente boa”. “Eu fiquei feliz, porque é algo que eu não conseguiria pagar. Eu não tinha conseguido resolver isso para ele. E agora está fazendo um bem para ele, um bem muito grande. Para mim e para ele, né. Porque ele está gostando muito”, finaliza Fabiele.