Dupla de dentistas voluntários de Belo Horizonte (MG) recebe o prêmio de ‘Melhor Dentista do Mundo’ no Sorriso do Bem 2024
Breno Rios e Fátima Porto foram os destaques do evento anual da Turma do Bem que aconteceu em Poços de Caldas
Os dentistas voluntários da Turma do Bem (TdB) Breno Rios e Fátima Porto, de Belo Horizonte (MG), foram os vencedores do prêmio de ‘Melhor Dentista do Mundo’ em 2024. A premiação aconteceu durante o Sorriso do Bem (SdB), evento de capacitação e de reconhecimento dos profissionais da organização, realizado neste ano no Palace Hotel de Poços de Caldas, no interior mineiro, entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro.
Entre as atividades desenvolvidas pela dupla belorizontina está o atendimento odontológico oferecido à população indígena no município de Carmésia. Os ‘Melhores Dentistas do Mundo’ foram responsáveis por conseguir transporte para que os indígenas participassem da Mega Triagem deste ano — esforços que renderam visibilidade aos dentistas na imprensa mineira. Outro destaque foi o ‘aniversário solidário’, organizado por Fátima Porto, que reverteu a renda obtida para a TdB.
Outro fator digno de destaque é o perfil da dupla vencedora: os 12 anos de diferença entre Breno e Fátima fazem deles uma dupla intergeracional. Fátima, aos 60, conduz suas atividades profissionais no consultório que mantém, sem perder de vista o trabalho voluntário que desempenha junto à TdB. Breno, aos 48, integra uma geração mais familiarizada com o funcionamento das redes sociais e traz o dinamismo necessário para dar visibilidade à causa que ambos defendem, através do trabalho coletivo.
A premiação reúne, todos os anos, os dentistas voluntários da TdB que oferecem tratamento odontológico gratuito a jovens de baixa renda (pelo programa ‘Dentista do Bem’) e a mulheres, cisgênero e transgênero, que foram vítimas de violência (através do programa ‘Apolônias do Bem’). Em 2024, o prêmio aconteceu no dia 30 de novembro e contou com a apreciação de um júri externo, além dos votos dos conselheiros da organização e dos dentistas voluntários que compareceram ao evento.
Além dos dois premiados, os outros 10 voluntários que chegaram à final do ‘Melhor Dentista do Mundo’ foram: Alessandra Tavares, de Nova Venécia (ES); Arcila Brites, de Macapá (AP); Elizabeth Magalhães e Martha Colavolpe, de Salvador (BA); Giovanna Müller, de Avaré (SP); Gracimara Alves, de Taiobeiras (MG); Martin Esteban, de Aracaju (SE); Naira Neri, Umuarama (PR); Paulo Henrique Bastos e Thassia Macedo, de Recife (PE); Regina Otoboni, de São Paulo (SP); Rianne Vilela, de Guarapari (ES); e Sandra Borghi, de Araçatuba (SP).
Outro momento emocionante da premiação do ‘Melhor Dentista do Mundo’ foi a participação de dona Terezinha, beneficiária do programa Apolônias do Bem, que se apresentou diante do público para cantar as canções “Dona de Mim”, da cantora Iza, e “O Bem”, de Arlindo Cruz.
A programação do SdB 2024
Durante os dias de evento, foram oferecidas palestras, painéis e entrevistas com personalidades da Odontologia, como os doutores Jaime Cury, Thiago Cruvinel, Luiz Rodolfo Santos e Fábio Bibancos — este, fundador e presidente voluntário da TdB. Os três primeiros participaram de um painel sobre fake news no campo da Odontologia, mediado pela jornalista Mariliz Pereira Jorge. Já Fábio Bibancos ofereceu sua tradicional palestra na qual apresenta as atividades realizadas pela TdB ao longo do ano.
Outro jornalista que esteve presente no SdB 2024 foi Bruno Paes Manso, autor dos livros “A República das Milícias”, “A Fé e o Fuzil” e “A Guerra”, que foi entrevistado pelo repórter da Folha de S. Paulo Eduardo Sombini.
A antropóloga Mirian Goldenberg foi responsável por uma das palestras da programação, oferecida de maneira remota, abordando a questão do etarismo.
Flávia Cintra, repórter do Fantástico, da Rede Globo, ofereceu uma palestra na qual contou sobre o acidente sofrido, que a deixou tetraplégica, e abordou temas relativos à acessibilidade de pessoas com deficiência e o preconceito, ainda arraigado em nossa sociedade.
O empreendedor social Caetano Scannavino e o ator Eduardo Mossri participaram de um painel sobre a crise climática e os refugiados, que também foi mediado pelo jornalista da Folha Eduardo Sombini.
A escritora e auxiliar de enfermagem do Sistema Único de Saúde (SUS), Lilia Guerra, participou de uma entrevista com a jornalista Lara Dias, que também entrevistou a empreendedora social Nelinha do Babaçu.
As professoras Paula Ávila (‘Melhor Dentista do Mundo’ de 2023), Cláudia Lima, Daniele Silveira e Daniela Nunes participaram de um painel sobre a presença do terceiro setor nas salas de aula, mediado pelo jornalista e redator da TdB, Gaba Serpa. A conversa também contou com a participação de Danilo Gonçalves, aluno do curso de Odontologia. Já a psicóloga Mirela Manfro foi responsável por elaborar e conduzir uma dinâmica coletiva com os dentistas voluntários da TdB, para provocar reflexões relativas à empatia e à compaixão.
Como de costume, o SdB também contou com uma programação cultural: houve a exibição do monólogo “Cartas Libanesas”, interpretado pelo ator Eduardo Mossri e direção de Marcelo Lazzaratto.
O ator e DJ Zé Pedro foi responsável por uma das festas do evento deste ano, que teve como tema as décadas de 1960, 1970 e 1980. Também houve a exibição da animação “Sangro”, do cineasta Thiago Minamisawa, que participou de uma entrevista com a jornalista e fotógrafa Patrícia Penna.