Família têm realidade transformada pela odontologia após Mega Triagem no Rio de Janeiro
Irmãos estavam enfrentando as consequências da falta de saúde bucal para além da boca; agora, com a Turma do Bem, há uma chance de virada de chave
A maior triagem odontológica do mundo já rendeu frutos para uma família do bairro Coelho Neto, no Rio de Janeiro. Ao saber da Mega Triagem 2024, ação da Turma do Bem, Fernanda Ribeiro se prontificou a levar o filho Ben à seleção de jovens que precisam de tratamento dentário. Em menos de um mês, a tão esperada cura para a dor do menino de 15 anos chegou.
Já havia mais de dez anos que Ben não ia ao dentista – e a última passagem tinha sido em uma consulta de rotina no SUS. “Ele se queixava de dor em dois dentes. A gente dava um remédio pra dor, usava uma pasta de dente especial… Ia driblando até conseguir um tratamento”, explicou a mãe Fernanda, que está desempregada. Seu marido e pai dos seus filhos é vendedor e autônomo.
O desconforto de Ben com os dentes vai além da dor. “Ele acha que os dentes da frente estão bem feios”, comentou a mãe, destacando que o jovem não sorri para fotos. “Foi o que a Dra. Luana falou para ele, se estiver incomodando e ele não estiver feliz, é bom consertar”. Ben é o primeiro paciente de Luana como voluntária da TdB. “A Dra. é muito simpática, educada, solícita, atenciosa… Maravilhosa. Ele se deu muito bem com ela”.
A dor nos dentes foi sanada. Agora Ben está realizando uma bateria de exames para colocar o aparelho odontológico. Para além da alegria com Bén, Fernanda tem mais um motivo para comemorar: seu outro filho, Levi, também terá tratamento na TdB. O irmão não foi à Mega Triagem porque estava estudando.
A falta de saúde bucal já teve um impacto sério na vida do adolescente de 17 anos. Levi, que tem o desejo de ser militar, foi recusado no alistamento devido à questão odontológica. “Ele se queixava de dor mas não imaginava que já tinha um buraco no dente. Temos até outubro para tratar e tentar de novo na Junta Militar”, relatou Fernanda. Ao saber de Levi, seu caso foi encarado como prioridade pela Turma do Bem. Muito em breve, a condição dentária dele não será mais um impeditivo para o seu sucesso profissional.