Triagens e realizações do mês de abril
Turma do Bem passa por dezenas de cidades e avalia a saúde bucal de milhares de jovens no último mês. Confira os números da organização e saiba como está a situação odontológica das crianças brasileiras após o panorama.
Números expressivos marcaram o mês de abril na Turma do Bem. A fim de ampliar a quantidade de beneficiários atendidos pela organização, foram realizadas triagens odontológicas em diversas cidades do Brasil.
Nas dezenas de municípios, a TdB fez avaliações odontológicas em milhares de jovens — uma marca significativa, já que, devido à pandemia, a Organização teve de investir em apenas triagens on-line por mais de dois anos.
Porém, desde meados de 2022, as ações presenciais da organização vêm sendo retomadas e, atualmente, estão a todo vapor.
No último mês, a Turma do Bem passou por quatro das cinco regiões brasileiras. Cascavel (SC), Curitiba (PR), Franca (SP), Pouso Alegre (MG), Campos dos Goytacazes (RJ), Salvador (BA) e Manaus (AM) foram algumas das 42 cidades que receberam as triagens presenciais de abril.
Tais ações somam 1496 jovens avaliados odontologicamente pela TdB, sendo que 786 foram encaminhados como beneficiários e em poucos dias já estarão na cadeira do dentista.
As triagens selecionam crianças e adolescentes de 11 a 17 anos para participarem do programa Dentista do Bem, em que receberão tratamento odontológico, completo e gratuito até a maioridade.
Na maioria das ocasiões, as triagens da TdB ocorrem em parceria com alguma instituição filantrópica da cidade da vez, ou em cooperação com a secretaria da educação do município, que leva a ação para as escolas públicas da região.
Os dentistas voluntários da cidade determinada são responsáveis por grande parte das triagens — esta é uma das razões pela qual o modelo do nosso voluntariado é tão replicável: os profissionais colaboram diretamente das próprias regiões em que residem e trabalham, tudo em conjunto com a Turma do Bem.
Em algumas localidades, nossos parceiros, como a Kess e Colgate, ainda enviam kits de higiene bucal para as crianças e adolescentes triadas.
“As triagens são um bom termômetro para identificar a situação de como as nossas crianças estão, se o sistema único de saúde está dando conta da demanda, se as crianças estão recebendo orientação de saúde oral na primeira infância e até mesmo quantas dessas crianças nunca visitaram um dentista”, comenta a Dra. Manuela Lucas, dentista da Turma do Bem.
“Existe cidade grande, perto da capital paulista, onde a situação chega a um estado de calamidade. Adolescentes com dente permanente perdido, famílias sem acesso à escova de dente, criança sem conseguir comer, estudar, sorrir… É revelador poder ver isso de perto. Escancara como ainda temos um caminho muito longo a percorrer e sozinhos não conseguiremos ir longe”, finaliza ela.
O presidente voluntário da Turma do Bem, Dr. Fábio Bibancos, também tem explicitado em suas plataformas digitais a conjuntura atual das triagens da organização. “Temos que fazer um grande mutirão entre Estado, universidades e ONGs para reduzirmos a dramática situação das nossas crianças!”, publicou ele no Instagram, chamando atenção para o Ministério da Saúde e ao programa Brasil Sorridente.
Ver essa foto no Instagram
Além das triagens odontológicas para o Dentista do Bem, em abril, a TdB encaminhou sete mulheres vítimas de violência para o programa Apolônias do Bem e renovou a parceria com Ministério Público de Porto Alegre para receber ainda mais beneficiárias.
Ao todo, temos 78 mulheres cisgêneros e transgêneros acompanhadas por dentistas voluntários.
A Turma do Bem ainda ganhou 2,5 mil kits de higiene da Colgate, recebeu uma doação da Brazil Foundation, participou de ações com as secretarias da cidade de SP e marcou presença no podcast PodSondar por meio da presença do Dr. Fábio Bibancos.
Ajude a expandir as triagens
E você pode ajudar a Turma do Bem a expandir ainda mais os seus números. Se você conhece alguma instituição que gostaria de receber a TdB para levar a triagem odontológica às crianças e adolescentes do local, entre em contato pelo e-mail faleconosco@tdb.org.br ou telefone (11) 5084-7276.
Caso as triagens ainda não tenham chego à sua cidade, é possível inscrever jovens pelo site http://precisodedentista.tdb.org.br/.
Acompanhe o Instagram da Turma do Bem para ficar por dentro de todas as novidades da organização (@ongturmadobem)