Turma do Bem lança exposição online com série e histórias emocionantes do voluntariado
Mostra “O Dentista Viajante” traz ilustrações, relatos em texto, além da websérie “Da Boca ao Mundo”
Ministério da Cultura, Turma do Bem e Colgate apresentam a exposição “O Dentista Viajante”, que reúne palestras, textos, ilustrações e a série “Da Boca ao Mundo”. A produção audiovisual conta com seis episódios e apresenta ao espectador histórias comoventes de dentistas e beneficiários que tiveram suas vidas transformadas pela Turma do Bem (TdB).
Disponível no ambiente digital, “Da Boca ao Mundo” trata sobre o impacto que o trabalho voluntário tem em um País profundamente desigual, onde o acesso à saúde bucal é visto como mercadoria, em vez de ser um direito básico, ao alcance de todos. Nesse sentido, as histórias apresentadas na série adquirem tons inspiradores e emocionantes.
Ao acessar a página (dentistaviajante.tdb.org.br), o visitante tem a oportunidade de conhecer relatos nunca antes contados pelos dentistas da organização social. A produção ainda cumpre uma outra função: o resgate da memória da TdB, nesses quase 23 anos de atendimento a jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade.
Inspirado no texto clássico da Odisseia, do poeta grego Homero, “O Dentista Viajante” tem como objetivo explorar a jornada que é o voluntariado e demonstrar como ele pode ser uma ferramenta de transformação social. Assim como Odisseu cruzou os mares até chegar em casa, os dentistas da TdB abdicaram de uma rotina convencional para explorar o trabalho voluntário — e encontraram histórias que merecem ser contadas.
As palestras, os registros textuais e a websérie, além de se complementarem, são apresentados de maneira artística e oferecem uma experiência estética única ao visitante. A página da exposição é organizada em um mapa, no qual é possível para o visitante explorar as cidades onde cada história se passa. Selecionando as cidades, o leitor passa a conhecer os relatos trazidos pelos dentistas voluntários.
A experiência de navegação mimetiza a sensação de estar entrando num ambiente totalmente novo, nunca antes desbravado. Ao percorrer o mapa da página inicial, o visitante se defronta com uma tipografia que por vezes foge ao óbvio, como se ele estivesse diante de um alfabeto com o qual ainda não está familiarizado.
As escolhas conceituais da exposição são inspiradas na trajetória dos profissionais que atuam junto à TdB — pessoas comuns que, ao menos uma vez, deixaram suas casas, suas famílias e sua zona de conforto para se lançar no trabalho voluntário e encontraram nele outro universo; adquiriram novos conhecimentos; colecionaram histórias incríveis; e agora retornam ao local de origem para transmitir o tanto que absorveram.