Dr. Fábio Bibancos no “Conversa com Bial”
Fundador da Turma do Bem, Dr. Fábio Bibancos foi convidado da semana no “Conversa com Bial”, da TV Globo
Após quatro anos, esta foi primeira vez que um cirurgião-dentista esteve no programa para falar sobre saúde bucal e voluntariado no Brasil
Fundador da Turma do Bem, o Dr. Fábio Bibancos foi o convidado do “Conversa do Bial”, da TV Globo, na última terça-feira (13). Desde que o talk show começou a ir ao ar, em 2017, esta foi a primeira vez que um cirurgião-dentista foi entrevistado por Pedro Bial no programa. Junto do presidente voluntário da organização, participou do bate-papo o também dentista e voluntário da Turma do Bem, Dr. Gustavo Aquino. O tema de destaque da discussão foi a saúde bucal no Brasil — especialmente como a falta dela, para a maioria dos brasileiros, impacta tanto a vida da população.
Uma das principais questões abordadas por Pedro Bial, neste contexto, foi a desvalorização da profissão do cirurgião-dentista atualmente. “A gente tem uma cultura que parece que a boca está fora do corpo”, começou a explicar o presidente da TdB. “Grande parte dos cardiopatas tem altos riscos com as doenças bucais. Segundo o InCor, 45% dos problemas cardíacos vieram da boca”, exemplificou ele, apontando a necessidade de tratar a saúde bucal como essencial ao corpo humano.
Também foi exposta a carência de políticas públicas em odontologia para a população em vulnerabilidade social e baixa renda brasileira. “Como que uma pessoa que ganha Bolsa Família, ou um salário mínimo, por exemplo, vai conseguir comprar escova, pasta e fio dental?”, indagou Dr. Fábio. “Assim como são distribuídas a camisinha e a seringa, a gente teria que ter a distribuição do único remédio que o dentista dá, que é escova, pasta e fio dental. E que é a grande medida de prevenção [de problemas bucais] para todo mundo”.
No “Conversa com Bial”, ainda foi ponderada a importância do voluntariado no Brasil. Dr. Fábio explicou como, há vinte e um anos, um choque de realidade o fez fundar a Turma do Bem. “Eu entendia que a questão era educação para saúde, que eu tinha que ensinar as pessoas. Eu escrevi um livro, ‘Um Sorriso Feliz Para o Seu Filho’, que falava de medidas preventivas para pais, mães, tutores e educadores. E foi um sucesso: comecei a fazer palestras em escolas… Só que essas palestras eram marcadas nas escolas ricas. Quando eu fui para as escolas públicas, toscamente, ignorantemente, eu fazia a mesma palestra”, confessou o dentista.
“E aí, no final, vinha aquela mãe, com uma criança com a boca toda estourada, me perguntando ‘o que eu faço agora?’. Aquilo me dava uma tremenda aflição. Eu comecei a mandar essas crianças para o meu consultório e para consultórios de amigos… Foi assim que nasceu a organização social”, concluiu ele. Além de explicar os primeiros passos da TdB, Fábio elucidou como o sorriso pode, literalmente, mudar a vida das pessoas. Como prova viva, o Dr. Gustavo Aquino também entrou na conversa. O dentista foi beneficiário da Turma do Bem em 2005, passou por dois programas da organização e hoje faz parte do corpo clínico da Bibancos Odontologia, empresa privada também fundada pelo Dr. Fábio.
A entrevista passou pelos mais diversos nichos do funcionamento da TdB, como: quem pode ser beneficiário e por que, a ordem de prioridade para ser selecionado, os desafios da organização durante a pandemia, o descaso com a classe odontológica nos últimos anos, a dificuldade em tornar a saúde bucal uma pauta de urgência para a população brasileira e muitos outros.
A participação do presidente voluntário da Turma do Bem no “Conversa com Bial” foi uma oportunidade muito significativa para a nossa causa. Os temas abordados foram valiosos e até arrancaram fortes emoções do apresentador, Pedro Bial. Portanto, se você ainda não assistiu, não deixe de conferir. Caso você seja assinante do Globoplay, é só acessar a íntegra da atração pela plataforma. Se não, no Instagram da Turma do Bem (@ongturmadobem), estão sendo postadas as principais partes do programa. Esperamos você!