Turma do Bem Blog

Notícias Turma do Bem

Propostas para a Coordenadoria de Saúde Bucal


Turma do Bem vai à Brasília propor à Coordenação Geral de Saúde Bucal um Mutirão Nacional de Tratamento Odontológico

Organização apresentou projeto de assistência odontológica nas escolas após anos de desmonte em saúde bucal no Brasil

A Turma do Bem realizou nesta terça-feira (16) uma reunião com a Coordenadora Geral de Saúde Bucal do país, Doralice Severo da Cruz, e com os Assessores Técnicos da Coordenação Geral da Saúde Bucal, Marcus Prates e Flávia Santo. O encontro ocorreu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A pedido da TdB, diretores da Turma do Bem (Fernando Santos e Amanda Monteiro) e voluntários da organização (Eric Franco e Itamar Teixeira) foram recebidos pela pasta para discutir e fomentar políticas públicas no âmbito de saúde bucal brasileira.  

Os diretores da Turma do Bem, Fernando Santos e Amanda monteiro, e os Dentistas do Bem, Dr. Eric Franco e Dr. Itamar Teixeira, entregam o documento para a Coordenadora Geral de Saúde Bucal do país, Doralice Severo da Cruz

 

Em parceria com a Prof. Dra. Fernanda Carrer, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), e o Prof. Dr. Gilberto Alfredo Pucca Jr., que implantou o Programa Brasil Sorridente em 2003, a Turma do Bem propôs à Coordenação Geral de Saúde Bucal um Mutirão Nacional de Tratamento Odontológico, a fim de reparar os danos de anos de desmonte da saúde bucal no Brasil. O projeto do mutirão envolve Ministério da Saúde (e o recém retornado Brasil Sorridente), estados, prefeituras, ONGs, SUS, universidades e sociedade civil, todos articulados com o Programa Saúde na Escola (PSE).

Clique aqui para acessar o documento.

Desde 2016, o setor odontológico vinha sofrendo um desmonte. Devido a este cenário, após seis anos com pouco investimento na área, a situação odontológica da população brasileira é complexa. As triagens recentes da Turma do Bem confirmam o cenário: desde muitos anos atrás, a TdB não avaliava tantas crianças e adolescentes com casos odontológicos muito graves. Além disso, os resultados preliminares do SB Brasil 2020, estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira, mostram que as crianças e adolescentes estão com mais componentes cariados atualmente. 

A proposta do Mutirão Nacional de Tratamento Odontológico vê a escola como um espaço promotor de saúde, que irá ressignificar o PSE. Além disso, será utilizada estratégia de mínima intervenção nas crianças e adolescentes, a fim de tratar tudo o que for possível nas escolas. No projeto, casos graves que não puderem ser tratados nas escolas serão direcionados para a Turma do Bem, outras ONGs, universidades e/ou Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), pactuados com os municípios, de modo a potencializar esta rede de colaboração em torno da saúde bucal da população dos estudantes. O mutirão também foi pensado para ser replicado e expandido para outros ambientes coletivos, para além da escola, como quadras, ginásios etc.

A proposta prevê um mutirão que segue a técnica de Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), que restaura dentes atingidos pela cárie dental utilizando somente instrumentos manuais, sem uso de brocas ou turbinas. O mutirão segue expectativas numéricas do projeto ART-SUS/SP, sob coordenação das professoras Fernanda Carrer, Daniela Raggio e Ana Estela Haddad. A perspectiva é que a cada mês dez mil crianças e adolescentes sejam atendidas no mutirão.

Assim como outros problemas da sociedade brasileira são enfrentados com o apoio da sociedade civil, a saúde bucal no Brasil também pode se beneficiar da mesma forma. A crise humanitária do povo Yanomami, o crescente ataque às escolas brasileiras e a preservação da Amazônia são alguns exemplos que evidenciam sociedade civil, terceiro setor e governo podem e devem trabalhar unidos. A longo prazo, a expectativa é de redução de emergências nas UBSs, do número de extrações e da necessidade de próteses e implantes, além do impacto positivo no desenvolvimento, autoestima e aprendizado das crianças e adolescentes. O Mutirão Nacional de Tratamento Odontológico quer tornar o Brasil uma nação consciente e que trabalhe em prol da saúde bucal da população. 

Você também pode gostar:

Dr. Fábio Bibancos no “Conversa com Bial”

Fundador da Turma do Bem, Dr. Fábio Bibancos foi convidado da semana no “Conversa com Bial”, da TV Globo  Após quatro anos, esta foi primeira vez que um cirurgião-dentista esteve no programa para falar sobre saúde bucal e voluntariado no Brasil   Fundador da Turma do Bem, o Dr. Fábio Bibancos foi o convidado do […]

Ler mais >

Dados saúde bucal no Brasil e no mundo preocupam

Pesquisas nacionais e internacionais alertam para cenário crítico em saúde bucal, especialmente nas populações mais vulneráveis  A saúde bucal da população tem de se tornar uma pauta de ainda maior atenção para as autoridades – no Brasil e no mundo. Pesquisas recentes evidenciam como indivíduos de todas as idades têm sofrido com doenças bucais e […]

Ler mais >

Turma do Bem no Fantástico

No último dia 13 de outubro, a Turma do Bem foi destaque no programa Fantástico, da Rede Globo, com uma reportagem emocionante sobre o impacto transformador do nosso trabalho. A reportagem apresentou a história da Dona Terezinha, uma das beneficiárias do programa Apolônias do Bem, que oferece atendimento odontológico gratuito para mulheres vítimas de violência […]

Ler mais >